Blogueiro assassinado no RN: polícia apresenta acusados

Com certo atraso, volto a falar do assassinado do blogueiro e presidente do PT em Serra do Mel (RN), Ednaldo Figueira. Ontem, a polícia civil apresentou cinco suspeitos presos e os resultados das primeiras investigações.
Em operação conjunta entre as polícias civil e federal, foram presos Rafânio Brito de Azevedo, 30 anos, o Alemão, considerado o agenciador e intermediário entre os mandantes e os executores; Abnadabe Nunes Ismael Pereira da Silva, 31 anos, o Foguinho, um dos executores do crime; Fábio Ferreira da Silva, 23 anos, o Galego, que também atuou como um dos executores; Paulo Ricardo da Costa, 24 anos, o Paulinho, que formou o trio que executou Ednaldo; e Marcelio de Sousa Moura, 29 anos, acusado de prestar apoio logístico ao bando e guardar as armas. Três deles foram presos em Natal, um na cidade de Mossoró e outro em Serra do Mel.
Além das prisões, foram apreendidas oito armas, sendo quatro espingardas calibre 12 e quatro revólveres calibre 38. Também foram apreendidas uma grande quantidade de munições intactas de calibres 12 e 38.
Segundo o delegado Odilon Teodósio, o grupo havia sido agenciado para executar outra vítima em Serra do Mel, um comerciante, mas fugiu e aguardava o fim das investigações para voltar à cidade e completar o serviço.
A polícia não quis antecipar informações sobre o mandante, mas confirmou que a motivação do crime foi política. Ednaldo foi assassinado na noite do dia 15 de junho. Ele mantinha um jornal e um blog na cidade, em que criticava autoridades locais. No dia da sua morte, foi forçado, sob ameaça, a retirar do ar uma enquete contra o prefeito Josivan Bibiano (PSDB). O 2o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, entre 17 e 19 de junho, aprovou uma moção relacionada ao assassinado de Ednaldo Figueira.

Comentários