O Estadão publica hoje uma análise do processo eleitoral de 2010 mostrando o desempenho dos principais candidatos entre eleitores conectados - em comparação com o desempenho geral. O estudo, elaborado pelos pesquisadores João Francisco Resende, do Ibope Inteligência, e Juliana Sawaia Cassiano Chagas, do Ibope Mídia, cruzou dados das pesquisas eleitorais realizadas pelo instituto entre 30 de junho e 30 de outubro de 2010.
Evidente que as conclusões, que você pode ler aqui, são bem superciais - ao menos no resumo apresentado pelo jornal. Uma coisa, para mim, chamou atenção no gráfico:
Perceba que em 13 de outubro Serra superou Dilma entre os eleitores com Internet. Nesse ponto o resumo apresentado pelo jornal está correto: a onda de boataria que atingiu a candidatura de Dilma fez efeito e impactou o seu desempenho. A coordenação de campanha da petista demorou muito tempo para prestar atenção no que estava acontecendo no subterrâneo da Internet.
Na semana da eleição no primeiro turno, Dilma superava Serra por 7 pontos entre os conectados na pesquisa Ibope. O vazamento de eleitores de Dilma prosseguiu ainda na primeira semana do segundo turbo, até que no dia 13, o tucano ultrapassou a petista.
Isso foi claramente sentido por quem fez a campanha no ano passado. Foi a hora em que a militância voltou às ruas e surgiu no campo virtual - em especial os religiosos do lado do campo progressista, que organizaram manifestos, respostas e comitê de católicos e evangélicos apoiadores da candidata.
Mas à queda vertiginosa que Serra teve a partir dessa data entre os internautas outros fatores, não levados em consideração, precisam ser lembrados.
O primeiro deles foi o desempenho de Dilma no primeiro debate no segundo turno, o da Band, em que confrontou e calou Serra com Paulo Preto.
O segundo foi a revelação, após esse debate, de que a esposa de Serra, Mônica - que no primeiro turno fizera uma fala no interior do Rio relacionando Dilma à morte de criancinhas em abortos - teria dito a alunas em sala de aula que também fizera um aborto. Essa revelação veio através do Facebook e não ganhou tanta repercussão em outras mídias quanto na Internet - certamente influenciou bastante os eleitores religiosos e internautas que se depararam com a hipocrisia em pessoa.
E, por fim, o #bolinhadepapelgate teve impacto quase que único na Internet, quando as versões apresentadas por Serra e pela TV Globo para o episódio iam sendo, uma a uma, desconstruídas pelos internautas.
Talvez fosse esperar muito que Ibope e a velha mídia fizessem essa leitura.
Evidente que as conclusões, que você pode ler aqui, são bem superciais - ao menos no resumo apresentado pelo jornal. Uma coisa, para mim, chamou atenção no gráfico:
Perceba que em 13 de outubro Serra superou Dilma entre os eleitores com Internet. Nesse ponto o resumo apresentado pelo jornal está correto: a onda de boataria que atingiu a candidatura de Dilma fez efeito e impactou o seu desempenho. A coordenação de campanha da petista demorou muito tempo para prestar atenção no que estava acontecendo no subterrâneo da Internet.
Na semana da eleição no primeiro turno, Dilma superava Serra por 7 pontos entre os conectados na pesquisa Ibope. O vazamento de eleitores de Dilma prosseguiu ainda na primeira semana do segundo turbo, até que no dia 13, o tucano ultrapassou a petista.
Isso foi claramente sentido por quem fez a campanha no ano passado. Foi a hora em que a militância voltou às ruas e surgiu no campo virtual - em especial os religiosos do lado do campo progressista, que organizaram manifestos, respostas e comitê de católicos e evangélicos apoiadores da candidata.
Mas à queda vertiginosa que Serra teve a partir dessa data entre os internautas outros fatores, não levados em consideração, precisam ser lembrados.
O primeiro deles foi o desempenho de Dilma no primeiro debate no segundo turno, o da Band, em que confrontou e calou Serra com Paulo Preto.
O segundo foi a revelação, após esse debate, de que a esposa de Serra, Mônica - que no primeiro turno fizera uma fala no interior do Rio relacionando Dilma à morte de criancinhas em abortos - teria dito a alunas em sala de aula que também fizera um aborto. Essa revelação veio através do Facebook e não ganhou tanta repercussão em outras mídias quanto na Internet - certamente influenciou bastante os eleitores religiosos e internautas que se depararam com a hipocrisia em pessoa.
E, por fim, o #bolinhadepapelgate teve impacto quase que único na Internet, quando as versões apresentadas por Serra e pela TV Globo para o episódio iam sendo, uma a uma, desconstruídas pelos internautas.
Talvez fosse esperar muito que Ibope e a velha mídia fizessem essa leitura.
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