Embaixada brasileira em Washington foi grampeada

Do UOL:

Telegramas inéditos, mantidos sob sigilo por mais de uma década, revelam que foram tensas e conflituosas as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos logo depois da redemocratização brasileira.
As reportagens disponíveis na Folha deste domingo, assinadas por Rubens Valente e Fernanda Odilla, ocorrem a partir de despachos guardados há mais de uma década e liberados pelo Itamaraty após pedido da Folha.
O jornal de domingo, com a reportagem completa, já está nas bancas. Assinantes podem ler a íntegra aqui a partir da madrugada.
Entre as informações que a Folha publica neste domingo está que a embaixada brasileira em Washington foi grampeada --o embaixador brasileiro à época, Rubens Antonio Barbosa, relatou interceptação em telefones em despacho de 2001. Segundo Barbosa, a situação foi passada ao Departamento de Estado americano, mas não houve reação.
Produzidas entre 1990 e 2001, as 261 mensagens confidenciais trazem acusações de espionagem, violação de correspondência e de bagagens de diplomatas, além de críticas à política norte-americana, assuntos abordados na edição de amanhã.

Folha Transparência


Esses despachos integram um arquivo de 1 milhão de páginas trocadas entre o Itamaraty e as embaixadas do Brasil no exterior. Depois de um pedido da Folha, o governo liberou acesso aos papéis. Por seis semanas, o jornal pesquisou o acervo, guardado em 650 caixas no subsolo do prédio do Itamaraty, em Brasília.

A divulgação desse conteúdo, que está disponível em transparencia.folha.com.br, faz parte da nova etapa do projeto Folha Transparência para dar publicidade a documentos que, apesar de públicos, não podem ser acessados livremente.

Comentários

Anônimo disse…
Existem muito mais coisas esquecidas.. nesses arquivos .. muito mais do que qualquer um pode imaginar .. assim como o governo brasileiro cobrava o inss dos funcionarios do governo americano .. o Itamaraty .. não depositou nenhum centavos de seus funcionarios ate 1999, existe hj uma lista, fila de funcionarios de embaixadas e consulados no exteiror processando o gov pra conseguir ter o direito de se aposentar..Brasil x EUA .. nem sempre o que parecer ser ehh.. e tudo tem um motivo para .. os diplomatas brasileiros ficam ofendidos por nao ter privilegios para comprar um carro, alugar uma casa nos EUA.. e nao poder usar a mala diplomatica para envio de produtos ao qual nao eh fiscalizado..
Existe um movimento dos funcionarios do Itamaraty no mundo buscando respostas.. quem sabe agora elas virao ..
http://operacaodespertar.blogspot.com/