Indignados pedem referendo na Espanha

Do Sul 21

Neste domingo (28), milhares de espanhóis que integram o Movimento do Indignados tomaram as ruas de Madri para exigir a participação popular nas decisões políticas. A intenção é pressionar o governo para que seja proposto um referendo para consultar a população sobre a reforma constitucional.
Cerca de 3.000 pessoas participaram do protesto pacífico que teve destino a Porta do Sol em Madri. Os atos foram convocados pelo movimento Democracia Real Ya (DRY) e por coletivos que integram o 15 M.
Os partidos políticos espanhóis – PSOE e PP – já estabeleceram acordo na última semana sobre os termos da reforma e, se o referendo não for convocado, a tendência é que a reforma seja encaminhada para votação no Congresso já na próxima terça-feira.
Participaram da manifestação uma dezena de cidades espanholas, entre elas Barcelona, Valencia e San Sebastián. Estas manifestações ocorrem após a realização de marchas que reivindicaram respeito ao Estado Laico na semana da visita do Papa Bento XVI a Espanha.
Com informações do El País

Comentários