@MiguelNicolelis e a rua da Vergonha

Você sabe como tudo começou?  Em janeiro o cara da foto, um dos 20 maiores cientistas do planeta segundo uma revista americana, resolveu entrar para o twitter.  Mas talvez tenha começado uns anos antes quando o grupo que ele liderava, com o apoio do recém-empossado presidente Lula, decidiu instalar em Natal e Macaíba um centro de referência em ciência e compromisso social: o Instituto Internacional de Neurociências de Natal - Edmond e Lily Safra.
Tudo começou aí.
Em janeiro, nas primeiras horas no twitter, o mundo conheceu a rádio Big Bang e alguns se surpreenderam com a postura crítica e corajosa do cientista.  Thaísa Galvão, por exemplo, duvidou que Nicolelis fosse Nicolelis até que conversou com ele ao telefone.  Ele não era um fake - diferente de alguns jornalistas que são fakes de si mesmos aqui nessa terra.
Qual a grande crítica de Nicolelis, que fez com que ele fosse angariando desafetos ao longo do tempo?  Antes disso, o posicionamento eleitoral em 2010 rendeu-lhe adversários fervorosos.  Na reta final da eleição, dois textos seus defendendo o voto em Dilma agitaram a blogosfera.  Um deles, emocionado, cita Natal.
Qual a crítica?  A rua da Vergonha.  Uma das sedes do IINN-ELS funciona nesta rua:

Diversos órgãos públicos insistem em que a rua sequer pode ser pavimentada.  Há anos Nicolelis luta com isso.
Hoje ele voltou a postar no twitter as fotos.




A rua paralela à rua do IINN, e que está sendo pavimentada, tem duas torres de apartamentos.

Repito a pergunta de Miguel Nicolelis: por que essa rua pode ser pavimentada e a do IINN não pode?

Comentários