Polícia que mata: 'Estrebucha', diz policial militar a baleado agonizante

Da Folha de São Paulo


"Filho da puta, você não morreu ainda? Olha pra cá! Maldito. Não morreu ainda", diz uma das vozes, enquanto a imagem, em "close", mostra a cena forte: um homem pardo, caído, espumando pela boca. Os olhos dele estão paralisados, em choque. As pupilas, dilatadas. A roupa está ensopada de sangue.
Ao fundo, é possível ouvir uma comunicação entre carros da polícia e os nomes Copom (Central de Operações da Polícia Militar) e Rota, grupo especial da PM paulista. Há um veículo Astra, de cor azul, com as portas abertas.
"Estrebucha! Filho da puta", diz uma outra voz. (O vídeo está incluído no fim do post.  Não recomendo a qualquer um que assista - eu mesmo não vi)
Há um segundo homem estendido no chão. Ele está de bruços, algemado e chora.
"Tomara que morra a caminho [do hospital]. Não vai morrer, não?", diz, com ar de deboche, um outro PM.
As cenas estão gravadas em um vídeo tornado público ontem pela Folha.com. Elas estão nas mãos da cúpula da Segurança Pública paulista há duas semanas.
Não se sabe ainda quem são os dois homens que aparecem caídos no chão e em qual circustância eles foram feridos. Também não há informações sobre onde e quando as imagens foram feitas.
Há suspeita de que o episódio tenha ocorrido em um município da Grande São Paulo e de que as imagens tenham sido gravadas pelos próprios PMs. Isso porque numa cena de crime como a que aparece no vídeo, apenas policiais têm livre acesso.
Não há registros disponíveis sobre o destino dos dois homens feridos: se estão vivos ou mortos, se foram ou não levados para o hospital ou se estão presos.


Comentários

Anônimo disse…
tadinhos dos dois né.. judiação.. tinha que deixar viver pra matar mais algum policia pai de familia...

ACORDAA GENTE......
PARA DE FALAR MAL DA POLICIAAAAAA..

UMA MALDADE NAO JUSTIFICA A OUTRA, OK.. ISSO É DESUMANO... OK... MAS DEFENDER MALANDRAGEM NAO DÁ NÉ.. É DEMAIS PRA MIM!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
o engraçado, é que se vc ou sua familia, um dia for vitimas de umas pessoas boas dessas que a policia importuna, quem é que vai até vc pra te ajudar hein bonitinho?

me polpe desse discurso falso-moralista....
O primeiro anônimo se contradisse.
Primeiro, ninguém defendeu malandro - nem no meu texto, nem na matéria da Folha, nem na cobertura.
Segundo, se uma maldade não justifica a outra - e o crime cometido por um policial é ainda mais grave - os textos e as críticas têm razão. O comentário, logo, é despropositado.
O segundo anônimo se equivoca ao pensar que só defende questões assim quem nunca foi vítima de violência. Minha família já foi vítima de violência, já teve arma apontada por bandido no rosto. Um dos grandes amigos e militantes de DH no RN, Daniel Pessoa, teve irmão e pai assassinado - e ele mesmo foi vítima de um atentado. O fato não muda o princípio, para quem o tem.