@thalitamoema: a força da rainha sem súditos

No texto abaixo, Alisson esqueceu somente de mencionar que há a informação de que Thalita é bolsista do Proeduc, programa criado por iniciativa do vereador Júlio Protásio que funciona à semelhança do Prouni.


Por Alisson Almeida
No Embolando Palavras

Promovida à celebridade local repentinamente depois de eleita “rainha do Twitter”, a assessora parlamentar da Presidência da Câmara Municipal de Natal (CMN), Thalita Moema, virou pivô do mais novo quiproquó no Legislativo do Município, deverá responder a processo judicial e corre o risco de perder o cargo comissionado.O pano-de-fundo da confusão foi o projeto do vereador Raniere Barbosa (PRB) que autoriza a instalação de postos de gasolina nos supermercados de Natal. De acordo com o vereador Júlio Protásio (PSB), Thalita Moema teria lhe informado que ouviu o presidente do Sindpostos, Júnior Rocha, contar que Raniere Barbosa lhe pedira propina para atrasar a votação da matéria.

Protásio disse haver orientado Moema a levar o caso ao Ministério Público. Como isso não aconteceu, o vereador decidiu tornar pública a denúncia da assessora parlamentar, para dar oportunidade de Raniere Barbosa se defender e acabar com o que chamou de “contrainformação”.

Depois que a história veio à tona, Thalita desmentiu a versão de Júlio Protásio, dizendo ter sido “mal interpretada” pelo vereador. Entretanto, em discurso na tribuna da CMN, na última quinta-feira (25), o parlamentar manteve a informação e desafiou a ativista das redes sociais a provar a acusação contra Raniere Barbosa.

“Ela [Thalita Moema] afirmou que Raniere Barbosa recebeu propina [do Sindpostos]. Eu acredito que o vereador não pediu propina nenhuma, mas ficou a acusação e, agora, ela tem que provar o que disse”, desafiou Júlio Protásio.

Alvo da suposta denúncia da assessora da Câmara Municipal, Raniere repudiou a acusação, afirmou que entrará com processo por “calúnia e difamação” contra a moça e acrescentou que pedirá a demissão dela ao presidente Edivan Martins (PV), que a indicou para o cargo.

O vereador anunciou, ainda, que também irá representar contra a prefeita Micarla de Sousa(PV) na Justiça. Ele disse ter recebido informação dando conta que, ao acusá-lo, Thalita agira a mando da chefe do Executivo. “A prefeita vai ter que dizer se isso é ou não verdade”, declarou.

Desde que a bomba estourou, Thalita não deu mais às caras na Câmara. Faltou ao trabalho na quarta, quinta e sexta. Júlio Protásio disse que iria “fiscalizar” e “denunciar” se a assessora parlamentar estava ganhando sem trabalhar.

O salário da moça, aliás, é motivo de muita especulação. Nos corredores da Casa, comenta-se que a ‘rainha’ receberia em torno de R$ 3 mil. O problema é que ninguém saber ao certo quais são suas funções. Dizem que sua única atribuição é ‘tuitar’.

Uma olhada rápida para sua timeline permite constatar que a assessora não para de tuitar nem na hora em que, supostamente, deveria estar trabalhando. É verdade que com o advento dos smartphones é possível ficar conectado praticamente o dia inteiro. A frequência com que dispara suas tuitadas, porém, sugere que Thalita Moema não faz outra coisa além de defender a prefeita Micarla de Sousa, atacar os críticos da gestão do PV e nos brindar com suas transcendentes reflexões saídas diretamente do Google.

O que chama mais atenção nessa história toda é como uma notória bajuladora do poder de plantão, em todas as suas esferas, consegue virar assunto e pautar as discussões no parlamento municipal. Enquanto isso, assunto como a anunciada ‘revisão’ do Plano Diretor de Natal não merecem a mesma atenção.

Outra coisa que não consigo entender é a origem da força de Thalita Moema. Ela passou de todos os limites ao acusar um vereador de receber propina, chamar outro de mentiroso e rasgar o código de ética do servidor público. Mesmo assim, continua imexível, como diria aquele ministro de Collor.

O presidente da Câmara, Edivan Martins, se escondeu para não explicar as trapalhadas da assessora dele. Enquanto isso, todos nós – ‘invejosos’, ‘recalcados’ e ‘ressentidos’ cidadãos – continuamos com cara de bunda pagando o salário da celebridade sem cérebro.

Comentários