Experimentos de Sidarta foram feitos no IINN-ELS e Duke University

Por Rômulo Fuentes

A respeito da reportagem “Cérebro de roedor usa área da visão para perceber tato”, publicada no dia 08 de setembro pela Folha de S.Paulo, no caderno de Ciência, gostaria de esclarecer que:
  • Todos os experimentos com animais da pesquisa apresentada ao jornal pelo professor Dr. Sidarta Ribeiro, da UFRN, que comprova a ativação do córtex visual por estímulos táteis, foram realizados nos laboratórios do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) e no Centro de Neuroengenharia da Duke University (Durham, Carolina do Norte – EUA), entre os anos de 2007 e 2010, com o apoio das equipes técnicas das respectivas instituições.
  • O Dr. Sidarta Ribeiro liderou a condução desta pesquisa como pesquisador remunerado da Associação Alberto Santos Dumont Para Apoio À Pesquisa (AASDAP), OSCIP mantenedora do IINN-ELS, até dezembro de 2009.
  • Todo o componente experimental desta pesquisa realizado nos EUA foi financiado por um projeto do National Institutes of Health (NIH), agência do departamento de saúde norte-americano para incentivo à pesquisa biomédica. Surpreendentemente, esta fonte de financiamento não foi creditada nem na reportagem nem no artigo científico original. Da mesma forma, recursos da Fundação Filantrópica Edmond e Lily Safra, que cobriram os custos alocados pela AASDAP para a realização deste projeto, também não foram creditados na reportagem e no artigo publicado na revista científica norte-americana PNAS. A direção da PNAS está sendo informada sobre estas graves omissões.
  • Finalmente, no período em que este estudo foi realizado, o Instituto do Cérebro da UFRN ainda não existia formalmente e não possuía sede física, equipamentos e financiamento próprio. Assim, como instituição recém-inaugurada, esta entidade não teria tempo hábil e recursos materiais e financeiros para a condução desta pesquisa.
  • Estes esclarecimentos são vitais para que seja de conhecimento público onde este estudo foi realmente realizado e quais foram as fontes que custearam a sua execução.

Comentários

Neuromancer disse…
Ué, que estranho. Acabei de ler o artigo original do PNAS e tá tudo esclarecido lá. Não entendi o porque desse post.
Anônimo disse…
esse danieldantas é muito puxa-saco do miguel...queria que ele trabalhasse com o gajo pra ver como eh