#ForaMicarla: Da série “tolices do passado”: Micarla se transformará na terceira força política do RN


Por Daniel Menezes
Na Carta Potiguar


Quando a borboleta foi eleita e em tom de muito oba-oba, os micarlistas, empolgados com a vitória, mas sem sequer terem iniciado a gestão da cidade, apontaram Micarla de Sousa como uma política habilitada para se tornar a terceira força do RN, apenas atrás dos dois grupos tradicionais do estado – Alves e Maia.

Segundo esta lógica argumentativa, Micarla iria fazer duas ótimas gestões, lucrar politicamente com a copa em nossa cidade e, em 2014, seria uma forte candidata para o governo do RN. Chegaram a dizer até que ela seria a principal liderança do PV no Brasil.

Em resumo, antes de iniciar a sua gestão, reelegeram-na e ainda já a colocavam como forte postulante para 2014. Governadora, a esfera federal seria o próximo passo. A comparação com o percurso traçado por Wilma, diante de uma teleologia tão positiva, apesar de extremamente complicada, por desrespeitar as especifidades de cada uma, foi inevitável.

Este otimismo se mostrou extremamente pernicioso. Micarla, primeiro, acreditou que poderia governar sozinha, sem o apoio das forças tradicionais do RN, coisa que Wilma, apesar de fortes disputas em momentos distintos com os Alves ou com os Maia, nunca foi louca de fazer.

Segundo, pensou que era só sentar na cadeira que tudo se resolveria. Desdenhou das complexidades da administração e da política.

Se, as vezes, até os analistas mais astutos são engolidos pela imprevisibilidade do desenvolvimento das disputas, imaginem os bobinhos com seus teses ingênuas.

Nada como o desenrolar dos acontecimentos para mostrar quanta tolice foi dita em 2009.

Comentários