#ForaMicarla: Segundo blog, Micarla, candidata à reeleição, é a preferida do Planalto

Quando num futuro distante as pessoas desenterrarem os registros da política e do jornalismo potiguar do início do século XXI vão ter certeza de que estarão de frente a provas da existência de universos paralelos.
Como se não bastasse vermos a força e potência do jornalismo venal e, também, a face da direita midiática potiguar, as vezes encontramos tanta barra forçada que não é difícil pensar na estupidez das pessoas.
Uma das coisas mais absurdas que eu já li na vida, li há pouco:
O DEM potiguar sabe que, diante do quadro que surge, até mesmo com a ex-governadora Wilma de Faria entre os pré-candidatos, a prefeita Micarla é a que tem a simpatia do Planalto.
Daí a sinalização…
O próximo passo, se é que ao governismo local interessa a tabela com a Prefeitura para chegar ao Planalto, é botar em prática as parcerias até agora apenas anunciadas…
Pelo que o Blog sabe, além dos interlocutores na mídia, algumas conversas a portas fechadíssimas já começaram a acontecer….
Senão, vejamos.  O texto acima tratava da reaproximação, evidente, entre o DEM e a prefeita Micarla de Sousa (PV).  O DEM é a oposição mais raivosa ao governo federal desde a época de Lula - ainda que tenha sido o senador José Agripino que tenha lançado a candidatura da presidenta Dilma Rousseff.
O texto argumenta que o DEM se aproxima de Micarla para manter as portas do Palácio do Planalto abertas à governadora Rosalba Ciarlini (DEM).  Isso se justifica pelo fato de que o partido sabe que, diante do quadro que surge, até mesmo com a ex-governadora Wilma de Faria entre os pré-candidatos, a prefeitura Micarla é a que tem a simpatia do Planalto.
Não, você não leu errado.  A autora do texto entende (?) que mesmo Micarla tendo sido adversária de uma candidatura do PT apoiada pela base aliada do governo federal, tendo sido apoiada pelo DEM em 2008 e apoiando o DEM em 2010, se reaproximando do DEM e tendo 80% de rejeição popular; mesmo que tenhamos uma candidatura da base aliada do governo federal como franca favorita (o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT); mesmo tendo uma candidatura estabelecida do PT, partido da presidenta Dilma (Fernando Mineiro); mesmo tendo a força da governadora Wilma de Faria (PSB) como pré-candidata; ainda assim, a prefeita Micarla de Sousa é a preferida do Planalto para a eleição em 2012.
Fico tentando buscar uma explicação razoável para alguém escrever ou acreditar numa coisa dessas (tive vontade de dizer: "numa asneira dessas").  Como Natal inteira sabe que o blog em questão é um porta-voz não oficial da gestão municipal, para mim a frase acima somente pode ser atribuída a um desespero e desesperança que deve tomar conta da gestão municipal que, dia a dia, erra cada vez mais e contribui para o futuro ostracismo de todos os diretamente envolvidos.
A marca dessa gestão é tão indelével, que podemos estar certos de que a população não esquecerá de cada fracasso, erro e ação mal explicada que a prefeitura borboleta executou ao longo dos anos.
Cada vez que penso nisso penso na minha leitura de um texto de Tácito Costa, no Substantivo Plural em 2008, onde defendia que Natal precisava passar pela gestão borboleta.  Lembro que concordei com Tácito, mas lamentei porque tinha absoluta certeza de que seria uma gestão fracassada, com enorme potencial de entrar para a história de Natal como a pior em todos os tempos.  Já se foram 32 meses de um total de 48 e ninguém tem mais dúvidas quanto a isso.
O desespero do lado de lá deve ser tão grande quanto o mico de anunciar como "significativa melhora" em pesquisa interna o crescimento de seis pontos percentuais na avaliação positiva de uma gestão cuja reprovação supera, há muito tempo, os 80%.  Mas nada conseguiu ser tão absurdo como atribuir à Micarla o papel de preferida do Planalto para a eleição do ano que vem em Natal.  Supera inclusive aquelas atitudes de alguns auxiliares da prefeita que no segundo turno da eleição do ano passado ligavam para os jornalistas da cidade para afirmar que Micarla falava todo dia ao telefone com a candidata Dilma.
Tudo isso é muito surreal.  Mais surreal ainda é saber que quem escreve um absurdo como esse ainda tem influência e credibilidade como jornalista e analista política.  Pelo menos, as pessoas ainda acessam o blog dela e, pasmem, pagam anúncios para associar a sua marca à credibilidade (?) da jornalista.  Inclusive o DNA Center, empresa que detém um contrato com a SMS para realizar todos os exames laboratoriais das unidades de saúde do município.
Não é minha intenção, evidentemente, desrespeitar ninguém, nenhum profissional.  Como diz a própria proposta original desse espaço, proponho-me aqui a analisar o discurso - à época que criei o blog, era para analisar o discurso da prefeita e sua gestão mesmo.  E o texto do qual falo neste post sugere um discurso tão enviesado que não parece ter nenhum lastro na realidade.  Ao menos desse universo em que vivo hoje.

P.S.: Talvez "Planalto" não se refira à presidência da República no post da blogueira.  Pode se referir ao prédio mesmo, sem nenhuma forma de metáfora.  Nesse caso, a jornalista acredita que um monte de pedras configuradas num projeto de Oscar Niemeyer (que não é o Parque da Cidade, ainda fechado) apoiarão a candidatura de Micarla.
Outra possibilidade é que o "Planalto" que tem simpatia pela candidatura da prefeita Micarla de Sousa (PV) seja o bairro da capital potiguar.  Nesse caso, acredita a jornalista que a candidatura de reeleição à prefeita tem força, ainda que seja apenas localizada em um bairro da cidade.
Evidentemente, cada possibilidade é mais aburda que a outra.  Talvez Freud, Lacan ou Foucault possam dar explicações sobre o que se passa na cabeça de uma pessoa que pensa assim - e escreve isso em seu blog.  Se eles não puderem, talvez Miguel Nicolelis e a neurociência possam encontrar as tempestades neuronais que impeliram a pessoa a dizer tamanho texto sem noção.

Comentários