Promotora reclama por serviços de saúde a Domício Arruda e advogado diz que ela quer aparecer

Por César Alves
Do Blog Retrato do Oeste

Preocupada com o cenário triste em Mossoró no que se refere a serviços de Saúde emergência e Urgência, a promotora de Justiça Ana Ximenes escreveu em Twitter: “@cezaralves Queria que @domicioarruda se envergonhasse de não pagar em dia médicos do HRTM e @rosalbaciarlini de manter essa prática do governo anterior”.

De imediato o secretário Domício Arruda respondeu: “@AnaMPRN @cezaralves @rosalbaciarlini Sem nenhuma vergonha dos meus atos. Os trâmites burocráticos existem e eu sou escravo das leis”.

Domício continuou: “@AnaMPRN @cezaralves @rosalbaciarlini Contrato dos ortopedistas voltou da Controladoria e já foi refeito. Recursos garantidos”.

A promotora Ana Ximenes respondeu: “@domicioarruda @cezaralves @rosalbaciarlini Não existem trâmites burocráticos que causem atrasos crônicos em todos os governos estaduais”.

Ximenes continua: “@domicioarruda @cezaralves @rosalbaciarlini A lei determina que se pague em dia. Seja escravo dessa lei”.

E a promotora cobra: “@domicioarruda @cezaralves @rosalbaciarlini “Quem foi que fez errado da 1ª vez, para gente cobrar a responsabilidade?”

Domício procura corrigir Ximenes: “@AnaMPRN @cezaralves @rosalbaciarlini A senhora está equivocada. Bastante equivocada. Existem muitos trâmites burocráticos em contratos”.

Ximenes pergunta: “@domicioarruda @cezaralves @rosalbaciarlini E por que nem todos os governos estaduais atrasam pagamentos seguindo mesmos trâmites?”

Domício Arruda chama pra si a responsabilidade: “@AnaMPRN @cezaralves @rosalbaciarlini Doutora, pode cobrar responsabilidades do servidor Domicio Arruda Câmara Sobrinho, matrícula 2690-5”.

Ximenes deixa claro que vai cobrar se necessário for: “@domicioarruda @cezaralves @rosalbaciarlini Não se preocupe, Doutor. Se continuar atrasando vou cobrar na justiça também”.

Entrei no debate, já que meu nome estava no meio, afirmando que os médicos não têm mais confiança no Estado, devido aos atrasos e Domício responde: “@cezaralves Faço o possível. Não escondo a verdade e não passo calote em ninguém. Confiança se conquista com o tempo”.

A promotora Ana Ximnes encerra o debate: “@domicioarruda @cezaralves Já se passaram 8 meses de governo e tudo continua como antes no 'quartel de Abrantes'”.

Já no final da tarde deste domingo (11), o advogado Daniel Victor usou seu direito de se expressar e tascou: “Só no Brasil uma promotora de justiça usa o Twitter para ameaçar secretários e servidores públicos. Lamentável!”

Victor acrescentou: “Não há erro que justifique uma promotora ameaçar cidadãos no twitter com processos judiciais. Esses q gostam de platéia prejudicam a classe”.

Ana Ximenes respondeu: “@danielvictoradv O Sr. como advogado deve saber que cobrar uma obrigação legal na área da saúde dentro ou fora de um processo é meu dever”.

A promotora acrescentou: “@danielvictoradv Cobrar a quem de direito um dever legal não configura ameaça em uma verdadeira democracia”.

O advogado Daniel Victor respondeu: “@AnaMPRN Não acho que seja errado cobrar. Mas sim ameaçar pessoas com processos em redes sociais. Há tempo e lugar para tudo”.

A promotora deu o troco: “@cezaralves Mas se expormos a realidade e, após 8 meses de espera por mudanças, cobrarmos atitudes é porque 'queremos aparecer'.

Ana Ximenes encerra o debate: “@danielvictoradv Pois acho que o que incomoda em redes sociais é a democratização da informação”.

Enquanto o advogado Daniel Victor questionava a promotora Ana Ximines por ter questionado o secretário Estadual Domício Arruda, de Saúde, por Saúde, uma criança chegou ao HRTM precisando com urgência de um leito de UTI pediátrica.

Como todos os leitos no Rio Grande do Norte estavam ocupados, os médicos improvisaram o socorro num leito de UTI adulto, o que configura um risco enorme de infecção hospitalar na criança. E esta criança, inclusive, tomou a frente de outra pessoa que aguardava o leito. Eis escolha de Sophia no HRTM, conforme admitiu o secretário Domício Arruda.

Sobre o debate da promotora e o secretário Domício Arruda, o ortopedista Manoel Fernandes informou às 18h49: “É verdade não teve ortopedista ontem à noite e nem hoje no HRTM, amanhã estou de plantão "extra". Vou atender todos”.

A médica Márcio Célia também tem um depoimento que vale a pena à leitura: http://blogcarlossantos.com.br/a-sorte-de-mossoro-e-de-sua-saude-publica/

Comentários