Sobre fakes e outras loucuras

O que leva uma pessoa a manter um fake - um não, diversos?

Esta noite fiquei curioso sobre uma das muitas personalidades que assume um conterrâneo na Internet.  Qual não foi minha surpresa ao descobrir, em uma simples busca de cerca de dez minutos, pelo menos três fakes distintos do sujeito.

Ele tem por hábito batizar seus alteregos com nomes baseados em sujeitos que militam nas redes mais à esquerda.  E não faz isso de hoje não.  Faz anos.

Descobrir um fake não é tarefa difícil.  As pessoas sempre deixam rastros.

Dia desses, por exemplo, um fake me pediu que eu ligasse para si.  Quando me passou o número e eu liguei, a agenda de meu celular entregou a pessoa - já tinha seu telefone.

Não sei se constitui crime ter fakes.  Aliás, nem acho problema quando você cria um personagem a fim de interagir com os usuários.  É o caso de @gadelhajunio_ ou do @pintanatalense.  É o caso do @xoinseto - que não é bem um fake, já que todo mundo sabe quem lidera o grupo que controla o perfil.

Mas acho que há um problema psiquíco em quem comanda vários fakes unicamente com o intuito de fazer seu jogo sujo na rede.  Do sujeito acima eu já conhecia um outro fake.  Ou seja, com o próprio perfil, ele controla ao menos cinco personalidades diferentes em diversos ambientes na Internet.  Uma pessoa assim terminar por ser um fake de si mesmo.

Comentários