#troydavis: Reações da blogosfera e do twitter ao seu assassinato

Do Blog do Tsavkko - The Angry Brazilian


Em 21 de setembro, blogueiros brasileiros reagiram à execução de Troy Davies, um estadunidense condenado ao corredor da morte em 19 de agosto de 1989 acusado de ter matado o policial Mark MacPhailem Savannah, Geórgia. 


A blogueira Rosângela Basso explica:

@Ro_anna: #TroyDavis As sete pessoas que voltaram atrás em seus testemunhos, disseram que foram "persuadidas" pela polícia a testemunhar contra Davis
O blog Bule Voador (Flying Teapot) acrescentou:
@BuleVoador: #TroyDavis: outro homem confessou, 7 testemunhas retiraram testemunho. polícia acusada de coerção. SEM DNA, sem arma do crime. Justiça?
Escrevendo algumas horas antes da execução, @tomfernandes, em seu blog, argumentou:
Troy Davis é um assassino? Apesar de todas as provas em contrário, das testemunhas que o inocentaram, da falta de provas físicas, evidências e da arma do crime, o “sistema judiciário” o condenou porque alguém precisa ser sempre condenado no roteiro americano. Os americanos não sabem conviver com a dúvida, com a incerteza, com a insegurança. Preferem admitir depois o erro a deixar de agir rapidamente.
A execução de Troy Davies causou uma onda de raiva entre os tuiteiros brasileiros, e também trouxe muitas questões. O ativista político Matheus Rodrigues pergunta:
@matheusrg: Supremo dos EUA rejeita recurso de suspensão de execução de Troy Davishttp://glo.bo/r1MkJL Os que se levantaram pela Sakineh, onde estão?
O mesmo fez a escritora e jornalista Silvia Kochen:
@silviakochen: EUA executam um inocente. Isso é o que chamam de civilização? #troydavis
Os EUA e seu sistema judiciário foram muito criticados. Esta foi a forma pela qual o Bule Voador anunciou a morte de Davies:
@BuleVoador: #TroyDavis morreu oficialmente às 12:08, 4 minutos atrás, assassinado pelo governo dos EUA e pelo Estado de Georgia.
Momentos antes, o jornalista Bruno Torturra disse:
@torturra: E a Suprema Corte Americana autorizou a execução de #troydavis... Clima horrível. EUA realmente perdeu o rumo geral.
Anna Stein foi concisa:
@HannahStein_@A_Rosaninha @Ro_anna Mataram o Troy Davis.
Muitos repudiaram toda asociedade estadunidense, como Idelber Avelar, professor da Tulane University:
@iavelar: Não gosto de usar metáforas biológicas pra falar do social, mas tá difícil fugir delas: os EUA são um país cada vez mais doente. #troydavis.
e o jornalista Victor Farinelli:
@vfarinelli: Assassinato cometido pelo estado é coisa de ditadura em qualquer lugar do mundo, por que não quando os assassinos são os EUA? #TroyDavis
E outros criticaram o presidente Barack Obama. A blogueira e ativista Conceição Oliveira foi direta:
@maria_fro: Mister Obama o senhor é o maior estelionato eleitoral da história.#vergonhaalheia
Rosângela Basso acrescentou:
@Ro_anna: Essa é a PAZ que Obama discursou..., matam #TroyDavies com & testemunhas dizendo q foram "coagidas" pela polícia a testemunhar contra Davis
Sobre a Pena de Morte em si, o escritor Marcelo Carneiro Cunha disse:
@marceloccunha: No nosso país, caros brasileiros, a proibição à pena de morte é cláusula pétrea na Constituição. Isso temos, isso somos.
Ao que a jornalista Cynara Menezes respondeu:
@cynaramenezes: não se iludam, no brasil também tem pena de morte. chama-se "auto de resistência" e também vitima negros e pobres #troydavis
Os blogs Bule Voador e Maria da Penha Neles publicaram uma carta escrita por Troy Davies em 10 de setembro que muitos, no twitter, compartilharam com seus seguidores:

“EU SOU TROY DAVIS, E EU SOU LIVRE!”

Nunca Parem de Lutar por Justiça e Nós Ganharemos!
Suas última palavras, de acordo com o ativista Everson F, foram:
@eversonF: Troy Davis, nas últimas palavras, disse que não tinha arma, não matou ninguém e que sentia pela perda da família da vítima.
Com alguma revolta, Marcelo Carneiro Cunha disse:
@marceloccunha: Pra Justiça da Georgia e para os juízes da Suprema Corte que permitiram a execução, eu suspendo meu ateísmo e espero que exista um inferno.
E o escritor Ricardo Gondim finaliza:
@gondimricardo: Vou tentar dormir...pesadelos serão bem-vindos para aliviar a crueza da realidade.
Tsavkko publicou uma versão em inglês do post.

Comentários