#OccupyWallStreet: Médico carioca é um dos organizadores de protestos anticrise em NY

Do UOL

Um médico carioca, de 28 anos, é um dos integrantes e organizadores dos protestos nos Estados Unidos contra o que consideram as "injustiças do sistema financeiro norte-americano".

Os protestos, que começaram em Nova York, já se estenderam para outras grandes cidades dos EUA como Washington, Los Angeles, Boston, Filadélfia, Seattle e Chicago. Alexandre Carvalho estudou Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi para Nova York em setembro de 2009, fazer mestrado em Saúde Pública Global. Acabados os estudos, tem direito a ficar no país trabalhando por um ano.

E trabalha. É consultor do grupo Engenheiros Sem Fronteiras, em um projeto para levar água limpa a uma vila do Quênia, na África.

Dia desses, por acaso, ganhou de uma amiga um folheto de uma organização canadense, a Adbusters, que reúne artistas, ativistas, estudantes e demais interessados no "novo movimento ativista social da era da informação".

A organização lançava a ideia de ocupar Wall Street, centro financeiro dos EUA, e propunha data e horário para uma primeira reunião. Carvalho diz que estava lá "desde o começo", com cerca de 150 pessoas.

Ele diz que virou organizador do comitê de arte e cultura do movimento "Occupy Wall Street" ("Ocupe Wall Street"). Wall Street é a rua do centro financeiro e o símbolo do poder econômico americano.

“Estamos fazendo várias ações de desobediência civil criativa”, conta. Por exemplo? “Fizemos uma marcha de zumbis em Wall Street. É um jeito de você entupir a máquina, fazer uma afirmação política, mas de um jeito estético e criativo.”

Comentários