Mario Monti é o novo primeiro-ministro italiano

No UOL



Reforçando o senso de urgência e a necessidade de união política para conter a crise, o economista e ex-comissário europeu Mario Monti assumiu neste domingo o cargo de primeiro-ministro da Itália com a missão de formar um novo governo tecnocrata. O anúncio confirma o objetivo italiano de tranquilizar a comunidade internacional antes da abertura dos mercados na segunda-feira.

"Dou início a este trabalho com o compromisso de respeitar o Parlamento", disse em coletiva de imprensa logo após a nomeação."A Itália pode sair desta situação de emergência com base num esforço comum", acrescentou.

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, falou em seguida, reiterando que "a urgência de lidar com a crise, da aprovação das medidas às escolhas que serão feitas de agora em diante, deve-se à necessidade de solucionar com rapidez este momento".

Reconquistar a dignidade, a Justiça social e o respeito dos investidores internacionais estão entre as prioridades do novo governo tecnocrata, disse Napolitano.

"Como chefe de Estado, acompanhei de forma isenta a situação e decidi nomear Mario Monti como o novo premiê. Neste momento, não vejo a necessidade de convocar eleições antecipadas", indicou.

"Eu tenho confiança de que dando o mandato a Monti, teremos uma figura independente que sempre esteve isento das competições políticas que possui as habilidades técnicas necessárias para conduzir o país".

"Precisamos ter agora um esforço comum para retirar a Itália do momento mais agudo da crise financeira", acrescentou o presidente.

Em resposta aos jornalistas, Napolitano deixou claro que a formação do novo governo ocorrerá da forma mais rápida possível, mas Monti seguirá padrões técnicos e tomará decisões com cautela.

"Nunca dissemos que resolveríamos isso em 24 horas, mas podemos contar que Monti anunciará seu gabinete o mais rápido possível".

Comentários