#OcupaUSP: Ministério Público pede investigação sobre ação da PM no CRUSP

Logo depois da ação de desocupação da reitoria da USP pela PM foram divulgados relatos e vídeos.  Alguns desses vídeos eu publiquei neste blog e mostravam o despropósito do cerco policial à residência dos estudantes da Universidade, com uso, inclusive de gás lacrimogênio:





O Ministério Público estadual de São Paulo solicitou investigação sobre esses incidentes, que claramente violaram os direitos dos estudantes e extrapolavam a desocupação da reitoria, uma vez que atingiam estudantes que, àquela hora, dormiam em seus respectivos dormitórios:


Do UOL

O Ministério Público solicitou nesta segunda-feira (21) a abertura de inquérito para investigar a ação da Polícia Militar na desocupação da Reitoria da USP.

O pedido da Promotoria diz respeito à atuação da PM no Crusp (Conjunto Residencial da USP) durante a operação, feita na madrugada do dia 8 de novembro.

Segundo denúncias, PMs teriam usado bombas de efeito moral, feito ameaças e bloqueado o caminho de estudantes.

O caso foi enviado para o Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), para a Corregedoria da PM e para o Gecep (grupo do Ministério Público que fiscaliza a polícia).

A investigação vai ser aberta pela Polícia Civil assim que o documento for entregue, segundo o diretor do Decap, Carlos Pascoal de Toledo. Até ontem, a denúncia não havia sido recebida pelo órgão.

A PM deu informação parecida --a Corregedoria deve começar a apuração assim que o documento for recebido.

Comentários