Em que democracia você acredita?

Eu acredito na democracia. Mas não sei que sonho distante ela pode ser.
Alguns meses atrás comecei a me preocupar com os custos pessoais daqueles que efetivamente lutam por democracia em nossas paragens. O custo pessoal que pode me atingir - por enquanto, uma repreensão na empresa que me emprega a partir de uma pressão vinda da Assembléia Legislativa - parece ainda um custo baixo diante do preço que tantos já pagaram ou ainda pagam. Meu pai subiu num cadafalso na ditadura militar, mas escapou. Outros não. E hoje em dia prosseguem pagando com a vida pela democracia em que acreditavam.
Mais de uma pessoa e mais de uma vez já me disseram que alguns contra quem já escrevi nesse blog mandam matar sem mandar recado. Não acho que seja para tanto e nem temo isso porque não faço outra coisa que não seja analisar documentos públicos que foram e ainda são divulgados. Algumas vezes preferi adiar a divulgação de informações repassadas por fontes até que pudesse ter a confirmação de cada uma.
Tenho, talvez como sonhador que sou, a esperança que todos os indícios amealhados nas recentes investigações do Ministério Público sejam levados até o fim. Pelo bem de nossa democracia. Mas são cada vez mais claros os sinais de que não serão. Fontes e dados têm mostrado isso, demonstrando que ainda estamos sujeitos à força do poder político e econômico, que ergue e destrói coisas belas.
As respostas poderão nunca vir, mas nunca me esquecerei de perguntar:
1) O PSDB recebeu R$ 100 mil no dia 30 de setembro de 2010. No dia seguinte, o valor foi transferido para a conta de George Olímpio. Na semana seguinte, João Faustino movimentou R$ 51 mil em dinheiro vivo, tendo depositado R$ 20 mil na conta do escritório de Alexandre de Moraes, presidente do DEM em São Paulo (SP) e ex-homem forte de Kassab. Alguém explicará essa operação? O PSDB, o DEM ou algum envolvido será punido por ela?
2) O MP representou contra o desembargador Saraiva Sobrinho no CNJ por ter encontrado indícios de crime do magistrado nos documentos apreendidos na Operação Sinal Fechado? Saraiva vendeu uma liminar para a quadrilha? Está sendo investigado? Será punido?
3) Foram encontradas provas contra o senador José Agripino, presidente nacional do DEM? Segundo informações que recebemos, documentação que comprovaria o comprometimento de Agripino com a quadrilha da Sinal Fechado teria sido levada pessoalmente à Procuradoria Geral da República. Agripino está sendo investigado? Será punido?
4) O procurador-geral de justiça, Manoel Onofre Neto, negou em entrevista dada a mim que tivesse se encontrado com o primeiro-cavalheiro Carlos Augusto Rosado para fechar um acordo que livrasse a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) das denúncias da Operação Sinal Fechado. Onofre explicou que qualquer denúncia contra a governadora somente poderia ser feita pela Procuradoria-Geral da República. Houve algum acordo, conforme me disseram duas diferentes fontes, para livrar a governadora? O que será feito de tantos indícios que parecem comprometer o atual governo com a quadrilha liderada por George Olímpio? Rosalba será investigada e denunciada pelo Procurador-Geral da República? Se não vai, por que não?
Em que democracia você acredita? Eu acredito em uma que investiga os poderosos até o fim, doa a quem doer, não deixando nada impune nem pedra sobre pedra. Uma democracia em que essas questões e tantas outras (p.ex.: qual a participação do Novo Jornal e de Cassiano Arruda, se existem, nesse esquema?) sempre são esclarecidas.

Comentários