Parece que pareço incomodar

Sei que meu caro Rafael Duarte, ao me eleger o oitavo mais chato de 2011 no RN para o Novo Jornal, me acusou de ser adepto de teorias conspiratórias e acreditar que a direita potiguar me persegue.  Mas a história que vou contar a seguir não é um exagero.  Nem sei se seria uma forma de censura.  Ou de tentativa.
Duas semanas atrás vi uma publicação daquele jornalista que não gosta muito de mim - e cuja recíproca é evidentemente verdadeira -, anunciando que uma investigação havia revelado que um blog da cidade era atualizado desde uma "repartição pública federal".  Imaginei que ele podia estar falando em mim, mesmo que eu não trabalhe em uma "repartição pública federal", mas sim numa coisa mais ou menos parecida - sobre a qual jamais falo, falei ou falarei neste blog, que é um espaço de militância política, um pouco de jornalismo e informação, mas que não se confunde com meu trabalho remunerado.
Nesta quinta-feira recebi uma informação que pretende modificar minha relação com esse espaço, mas que revela que, de algum modo, eu realmente provoco incômodos, mesmo sem teorias conspiratórias.  Em conversa formal comigo, minha chefe me informou que foi comunicada oficialmente por parte de algum representante da Assembleia Legislativa, que ela não identificou - nem quem era nem se era algum deputado: meu nome é referido naquela casa relacionando minhas postagens à empresa em que trabalho. Aparentemente, pelo teor de nossa conversa, quem lhe comunicou o fato pretendia me ver impedido de publicar meu blog.  A única exigência que me foi feita, no entanto, é que eu não devo publicar nada nos horários de expediente - ainda que esse seja um controle difícil de ser feito e eu tenha condições de utilizar quaisquer ferramentas, tais quais programar as publicações para serem realizadas nos horários mais adequados ou utilizar meus dispositivos pessoais para isso (iPhone, iPad ou notebook).
Estou sendo oficialmente monitorado neste espaço.  Inclusive com a recomendação de ter cuidado com os conteúdos mais críticos que publico.
Parece que pareço incomodar.  Ou teria outro motivo uma solicitação, formal, por parte de alguém da Assembleia Legislativa, ao meu empregador para que aumente o controle sobre mim?


Comentários

Lael disse…
Daniel, suei frio ao ler este seu post. Liberdade ao jornalista é um dos maiores valores da democracia. Achei que isto não atravessaria a froteira da Argentina para o Brasil. Queria crer que foi um ruído de comunicação. De qualquer modo, peço que cuide-se (abra o olho) no seu livre exercício de ir e vir. Estarei orando por você, por proteção divina.
Deftones disse…
Boa sorte na sua atividade de notória evidência. Ficamos na torcida para que tais ameaças não se concretizem em atos de censura deliberada. Nossos blogs, a mídia alternativa de modo geral e os parcos espaços abertos ao contraditório na grande mídia certamente não assistirão passivos a esse tipo aparentemente inofensivo de violência.

Saudações.