Sobre esquerdas e o #BlogProgRN

Costumo brincar dizendo que se houvesse uma nova ditadura militar no Brasil a esquerda se auto-exterminaria antes mesmo de iniciar qualquer tipo de resistência, armada ou não. Somos tão desunidos que as vezes um grupo de duas ou três pessoas é capaz de se desentender e provocar uma ruptura absoluta e eterna.
Hoje o companheiro Daniel Menezes, da Carta Potiguar, postou severas críticas contra o Movimento de Blogueiros Progressistas no RN através do twitter. Daniel foi vítima da falta de informação ou do mau-caratismo de alguém. Disse Daniel que fora informado que o BlogProg vetara a participação da Carta Potiguar no movimento devido às suas críticas, especialmente contra a atuação parlamentar do vereador George Câmara (PCdoB) e contra a atuação da UJS no movimento estudantil.
Eu tenho um problema que é uma marca indelével para o movimento: sou filiado ao PCdoB. Em si, isso é uma honra para mim, mas inevitavelmente tem provocado poblemas para o movimento desde a confusão na cabeça de alguns de que o BlogProg é uma extensão do partido do RN, até boicotes provocados por essa confusão por grupos políticos adversários do PCdoB em movimentos sociais. Brigo para explicar isso e ampliar o movimento há tempos, tentando mostrar a todos que esse movimento é plural e aberto, ainda que tenha un compromisso ideológico à esquerda. Esse é um dos motivos que têm me feito desde o ano passado passar a coordenação de um movimento sem direção para outra pessoa. O movimento não tem diretoria, não se resume a mim e não deveria ser confundido comigo ou com qualquer sujeito ou partido..
Conversei com Daniel Menezes há pouco. Esclareci que concordo em grande parte com as posições que ele expressa, mesmo que algumas vezes não possa ou deva torná-las públicas. Mesmo assim não tenho me furtado a criticar em redes sociais e mesmo no blog as posições que julgo equivocadas tomadas, por exemplo, pela juventude do meu partido. E em algumas vezes me furto de participar de certas discussões devido às amizades que tenho em vários grupos que seguem a confirmar que a esquerda de tão desunida, se extermina entre si.
A fonte da informação de um suposto boicote contra a Carta Potiguar talvez tenha agido por desinformação, para desinformar, ou por puro maucaratismo. Confundiu minha posição como liderança de um movimento social como se o fizesse para promover o meu partido. Talvez seja exatamente o padrão que a pessoa conheça e, assim, me julgou com o critério e a régua que conhece, projetando em mim seu próprio comportamento e postura: talvez seja um militante partidário que somente consegue imaginar um movimento social que seja partidário e instrumentalizado por um partido. Tudo que o BlogProg nunca poderia ser e contra o que temos sempre nos posicionado.

Comentários