Sobre a ética dos anônimos


Ser batista é ser democrático e ético 
Comentário, anônimo, neste blog



Desde sexta-feira passei a receber vários comentários anônimos - coisa que era bastante rara antes dos episódios relacionados às tentativas de venda do prédio onde funcionou o Colégio Americano Batista, no Barro Vermelho.

Um dos comentadores disse, com rara propriedade, que ser batista é ser democrático e ético. Ao ler essa recomendação, postada por alguém que se ocultou atrás do anonimato, lembrei-me daquele trecho da velha canção dos Titãs (“32 dentes”)  (alertado por meu amigo Valmir Júnior, informo que a canção é Traumas, de Roberto Carlos, citada pelos Titãs): “Meu pai um dia me falou pra que eu nunca mentisse/Mas ele se esqueceu de dizer a verdade”. E eu fiquei pensando na ética sob o anonimato.

Semanas atrás, no Substantivo Plural, chamaram a minha atenção porque eu, erroneamente, em link lateral em que convidava os leitores a participar do blog, assegurava o anonimato quando na verdade queria garantir apenas o sigilo da fonte. A prática do anonimato é vedada em lei. À liberdade de expressão não está assegurado o anonimato.

O que leva alguém a postar críticas de forma anônima? Pior: o que leva alguém a postar crítica em nome de Deus de forma anônima? Desconheço personagens bíblicos que tenham se posicionado de forma crítica escondidos sob alguma forma de anonimato. Muitos profetas pagaram com a própria vida essa ousadia.

Não é cristão o posicionamento em forma de crítica sem se ter a coragem de expor a face. Estou aqui nesse espaço, no twitter e no facebook com meu nome e meu rosto, expondo minha face e minha vida. Enquanto isso, tenho sido atacado por um “membro batista”, ou por gente que deseja “graça e paz” para logo em seguida assinar como anônimo. Uma face desconhecida e disforme.

Supostamente a ética de nossos críticos aqui seria mais elevada do que a minha e de muitos companheiros. Mas não existe ética sem rosto ou sem nome. O primeiro ponto da perda da ética de alguém se dá quando não precisa encarar seu nome ou seu rosto.

Publiquei os comentários anônimos, no entanto, com dois objetivos: dar espaço democrático ao contraditório - negado em vários momentos durante a assembleia de quinta passada -, e expor a ética estreita de quem se oculta, tal qual fakes e trolls sob o anonimato.

Segue um apanhado dos comentários anônimos, que dão conta da ética exposta pelos companheiros batistas:

Aiaiai está difícil ate de falar algo, erros de português, Difamação da palavra de Deus, não sabem nada de leis politicas e ainda ficam ai falando um monte de merda e sujando o nome de Cristo, essa é para vcs leitores que não são de nenhuma religião, não liguem para o que esta escrito acima, pois só querem ver o circo pegando fogo, falta muito para serem verdadeiros adoradores.(principalmente esse dono do blog) como cristão deveria sugerir algo construtivo, e não ficar metendo o Pau nos próprios irmãos, assim como ele jugar ser um. No fim DEUS vai ser louvado do mesmo jeito e todas as coisa serão somente para a sua GLORIA e LOUVOR.
Ana Paula Ferreira Felizardo, a assembléia era apenas para ratificar! e não expor idéias, propostas ou pensamentos.
 Caros irmãos, estamos sofrendo esse tipo de decadência na nossa denominação, faltar entre nós amantes de nossa denominação de nassa fé doutrinária e princípios, temos pessoas que lutam pelos os direitos que ela (denominação) lhe oferece, mais não luta pela sua identidade Batista. Quem sabe na próxima Convenção não vamos ver a propaganda de uma igreja o tempo todo, mais da nossa amada denominação Batista.
A Igreja Viva ou volta p primeira Igteja ou compra um terreno. Abaixo a protelacao e casuismos.
Se ver preocupacao nao com a convencao e seu trabalho, mas com empavia e interesse de uma so igreja, que trai acordado e ocupa o que nao e seu. Cria casuismo e tenta ate atingir moralmente lideres e membros da comissao. Basta vira o disco cara. Ser batista e ser democratico e etico. Deus ver os coracoes.

Comentários

Lael disse…
Caro Daniel,
Eu não publico post anônimo porque quero ter a coragem de debater, discordar, sofrer crítica, enfim opinar com seriedade e transparência. Acho mais honesto.
Sinceramente sempre tenho crescido, aprendido muito mais com aqueles que pensam diferentes e discordam com fundamento, embasado em filosofia, não omitindo a então identidade.
Pergunto aos sem cara, porque o anonimato? É medo de mostrar a cara? Conceito do dicionário: Anônimo é o indivíduo que não tem nome; que não assinatura, que não tem cara.
É típico de quem não tem maturidade de suportar uma crítica. É bom lembrar que em situações extremas a identificação de anônimos através do IP de seus computadores é possível.

Caro Daniel, entendo que isto é da fraqueza humana, inerente à nossa natureza imperfeita. Lembro-me agora dos 12 talmidins de Jesus Cristo. Um o negou por três vezes numa só noite e outro o traiu, sabe pelo quê? por dinheiro. Houve também quem não acreditou no nosso Cristo ressuscitado.
Por isso, "Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos." Mateus 22:14.
Lael disse…
Caro Daniel,
quero replicar uma mensagem que recebi de um amigo, o pastor Zwinglio, apropriada aos que lutam, aos que têm fome e sede de justiça, aos que seguem ao jesus Cristo que expulsou no chicote os vendilhões do tempo de jerusalem.

" O cristianismo não é um conjunto de lei a serem obedecidas, mas um salvador - o Cordeiro de Deus - que dá a sua vida para que escapemos da morte que nos cabe por justiça: "O salário do pecado é a morte mas a dádiva gratuita de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus" (Romanos).

A salvação não decorre das nossas boas obras, nem da nossa justiça: "Pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se exalte" (Efésios).

E onde entra a lei, ou as boas obras? Salvos por Cristo dele recebemos o Espírito Santo que nos leva a desejar conhecer a Deus e a fazer a sua vontade. O Espírito nos dá a verdadeira fome e sede de justiça. Estas duas coisas, a fé e as boas obras, o amor e a justiça, a graça e a lei, estão de tal maneira ligadas, são inseparáveis, uma não existe sem a outra, até se confundem, que Jesus ensina que seremos recebidos nos céus porque demos de comer ao que tinha fome e água ao sedento, acolhida ao estrangeiro, roupa ao desprotegido e consolo ao aflito (Mateus). Tiago diz: "A fé sem obras é morta... Não foi Abraão justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?... Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé... Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras,... a fé sem obras está morta" (Tiago 2:20-26). No livro de Apocalípse encontramos: "Felizes os mortos que morrem no Senhor... Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as SUAS OBRAS os seguirão" (14:13). "Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros" (Ap 20:12). "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez" (22:12). Minha obras, por melhores e maiores que sejam, não poderão nunca me salvar, mas são para a salvação as obras de Deus em mim por ação do Espírito Santo.

A grande promessa do cristianismo está bem descrita em Apocalípse: "O tabernáculo de Deus está com os homens - Deus se fez homem no ventre da virgem Maria -, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou" (21:3-4).

Não há intimidade com Deus sem boas obras, santidade e justiça. A fé salvadora e invisível inexiste se não se pode ver os seus frutos visíveis. Não de palavras mas de fato e de verdade.

"Venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade... perdoa a nossas dívidas assim como temos perdoado àqueles que nos ofendem".

Zwinglio.
Obrigado por partilhar desse espaço e com palavras edificantes, como as de Zwinglio, Lael.

As ferramentas de identificação de IP são relativamente simples. Localizei um visitante em busca de Érico Ferreira em Orlando meses atrás (quem sabe não fosse ele mesmo), poderia identificar cada um dos autores dos comentários anônimos publicados aqui.