Sobre a "Síndrome de Judas"

Por Marcos Lael Alexandre

"Ocorreu-me nomear de "Síndrome de Judas" esta praga que está enfraquecendo as igrejas e a própria denominação batista: São pessoas que dizem ter comunhão conosco, mas na primeira oportunidade se colocam como verdadeiros traidores da causa batista. É triste, mas é verdade!” Pastor Edison Vicente – PIB Natal

Quando li a afirmação acima feita pelo pastor Edison Vicente da PIB/Natal, senti-me verdadeiramente exortado. Pensei, será que Eu sou um traidor da causa batista? Será que fui contaminado com esta praga? Serei considerado um traidor?

Por causa disto, cuidei de pesquisar o que seria a síndrome de Judas, porque foi a primeira vez na vida que li esta expressão.

Porque gosto de estudar teologia, pesquisei e achei afinal o que significa a Síndrome de Judas. Estou impressionado de como Deus falou sobre este assunto. Por isso, não vou nenhum comentário pessoal, isto ficará em meu coração com as convicções que Deus me deu no dia de hoje.

Que sim compartilhar com os irmãos três coisas:
1. De um estudo indutivo da Bíblia sobre a traição de Judas:
Traição. Quando Jesus defendeu Maria, isso levou Judas aos "principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus" (Mar. 14:10). A traição de Judas foi lenta e imperceptível. Ele estava tão dominado pelo eu que o discipulado para ele não passava de um caminho para alcançar a própria glória. Tudo o que via era o dinheiro; tudo o que sentia era o imediato. Estava totalmente insensível à verdade de que a vida consiste em algo mais do que o material. O reino de Judas não tinha espaço para a cruz. Essa foi a origem da traição.

2. recomendação para que os irmãos ouçam uma pregação do pastor Estevam Fernandes da primeira igreja batista de João Pessoa sobre o título – A síndrome de Judas, postada no You Tube. Ouçam por favor.!!!!!!

3. reproduzir abaixo um texto que li hoje - Sobre a Síndrome de Judas
Fonte: http://juberdonizete.blogspot.com/2010/05/sindrome-de-judas.html

“Judas nos mostra a inutilidade dos maiores privilégios sem um coração sincero diante de Deus. Privilégios espirituais sem a graça de Deus não salva ninguém. Ninguém é salvo por ser um líder religioso, por ocupar um lugar de destaque na denominação ou por exercer um ministério espetacular. Judas nos alerta sobre o perigo de se ter apenas um conhecimento intelectual do evangelho, mas um coração ainda não convertido. Judas nos mostra que ser batizado ou ser membro de igreja não é uma garantia de que estamos certos diante de Deus.

Judas nos adverte sobre a necessidade de sondarmos o nosso coração. Judas amou mais o dinheiro do que a sua alma. Ele amou mais o dinheiro do que a Jesus. Aquele não foi um deslize momentâneo na vida de Judas. Jesus já conhecia o seu coração. Jesus sabia que ele era um “diabo” (João 6:70). Jesus sabia que ele era ladrão.

http://discutindoabiblia.blogspot.com/2009/11/cuidado-com-sindrome-de-judas.html A verdadeira Síndrome de judas: “Não pensemos que nossas palavras chegarão a outras pessoas (até podem chegar), mas fazes o que te dizem, e não o que queres. É o dinheiro que faz o mundo girar e que te faz se curvar perante os interesses empresariais por trás da indústria com a qual fizemos um contrato. A “Síndrome de Judas poderá estar dentro de ti”. Pensa nisso.”
A verdadeira síndrome de Judas:
Texto adaptado do Livro “A spirid filled revolution”(Refuse records)parte integrante do último disco da banda portuguesa NEW WINDS. (Http://www.newinds.com)
Comparamos o título deste texto com uma história épica da religião Cristã. Judas foi o homem que vendeu o profeta Jesus Cristo ou Jeová aos Romanos. . Não pensemos que nossas palavras chegarão a outras pessoas (até podem chegar), mas fazes o que te dizem, e não o que queres. É o dinheiro que faz o mundo girar e que te faz se curvar perante os interesses empresariais por trás da indústria com a qual fizemos um contrato. A “Síndrome de Judas poderá estar dentro de ti”. Pensa nisso.

Comentários