Ataques do Anonymous movimentam fim de semana na Internet potiguar

O grupo Anonymous agiu fortemente aqui no RN neste fim de semana.  Várias páginas ligadas a políticos ou instituições como a Câmara Municipal de Natal foram derrubadas.  Mas não apenas essas, como também a página do Midway Mall.  As páginas, se não todas, ao menos a maioria voltou ao ar.
Troquei umas ideias com o perfil dos autores no twitter (@R0x_and_L0p3z).  Inicialmente considerei a possibilidade de que os Anonymous tivessem entrado no servidor da Locaweb, em São Paulo.  A maior parte dos ataques foi a sites alojados nessa empresa.  Desse modo, poderia compreender o fato de que os dois publicaram ontem supostamente o celular da presidenta da República.
R0x e L0p3z me explicaram, então, que exploraram uma falha de uma empresa que presta serviço a órgãos públicos do RN.  Como os sites ficavam ligados no mesmo servidor, foi possível a ação em escala.
Disseram-me, também, que os dados que partilharam da presidenta da República foram colhidos como fruto de uma outra ação de âmbito nacional.    Mas ainda acho que há um problema no Locaweb: os sites atacados do Midway e da Câmara Municipal de Natal são alojados ali.  Assim como de instituições tais quais o Partido dos Trabalhadores.
Uma avalanche de acesso a dados confidenciais de usuários desse porte poderia dar início a uma versão rica e tupiniquim do WikiLeaks.  Talvez isso devesse estar no horizonte de expectativa de nossos hackeres.  Nós todos agradeceríamos.
A cultura hacker se impõe.  Para denunciar a corrupção e o mal uso dos recursos públicos.  Também aqui no RN.

Comentários