#FimdoDEM e Operação Sinal Fechado: As entrelinhas nas desculpas de @joseagripino

Quando o depoimento de Gilmar da Montana ao ser preso na Operação Sinal Fechado repercute na mídia nacional, algumas coisas chamam a atenção. Mas estão nas entrelinhas. Como esse é um blog que se dispõe a analisar discursos, vale a pena olhar esse entrelinhado. São duas coisas que quero destacar agora. Estão na notícia publicada no site da Veja:
"Agripino pediu ao grupo Estado que ligasse para o advogado de Lopes, José Luiz Carlos de Lima, que desmentiu o depoimento do cliente".
Você não percebeu que tem algo errado aqui? Agripino diz que não tem nada a ver com a fraude do Consórcio Inspar - mas não nega o relacionamento com os envolvidos ao sugerir que o repórter converse com o advogado do réu. Será que o senador deu o telefone também do advogado? Por que o repórter aceitou a sugestão do senador? E por que ligar para o advogado e não para Gilmar? Estranho um senador sob suspeita indicar a um repórter ligar para o advogado de um réu que desmentirá depoimento do cliente. Mais estranho é o repórter ter aceitado e não ter tentado conversar com o réu.
O outro elemento de entrelinhas que me chamou a atenção está na sequência do parágrafo, no depoimento do advogado:
"Segundo ele, Lopes estava sob efeito de medicamentos quando fez as acusações". E daí? Os remédios fizeram Gilmar da Montana criar essa história que envolve o senador? Ou fizeram com que a autocensura de Gilmar fosse vencida e ele falou uma verdade que não era para ser dita?
Se a desculpa do advogado for tomada em consideração é o salvo-conduto inclusive de João Faustino e dos ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira. Afinal, foi no mesmo depoimento que Gilmar falou sobre a divisão dos lucros do consórcio entre os políticos.
Isso me faz desconfiar do entorno do vazamento do depoimento de Gilmar ao MP em 24 de Novembro. O conteúdo foi retirado dos autos, conforme se percebe pelos carimbos do Fórum. Semana passada, vários réus e advogados retiraram cópias dos autos na Justiça. O blog que o publicou é escrito por um dos coordenadores de campanha de um réu - o ex-governador Iberê Ferreira, um dos beneficiários caso o depoimento de Gilmar fosse desqualificado. Além do que traz para o centro da cena aqueles que representam os maiores adversários dos líderes socialistas feridos - antigos aliados desde o tempo em que haviam rabos de palha.
Não tenho qualquer dúvida de que há mais envolvimento de José Agripino e do atual governo com a quadrilha do Inspar. Há meses falo sobre isso. Era muito solitário falar sozinho.

Comentários

Joana disse…
Daniel, a liberdade de expressão é realmente exercida nos blogs, mas esses são também armas para lidar com informações não tão precisas...Desculpe a sinceridade mas vejo muitas opiniões e se não quer ser solitário, tenha mais fatos...Primeiro, quem é o empresário envolvido? Seu depoimento é totalmente relevante? Se coloque no lugar de Agripino, a mídia acreditando em um cara que já afirmou que tinha tomado medicamentos...Seriam somente medicamentos?Qual a relação dele com o Senador?Será que não se trata de uma arapuca de partidos aproveitando a situação do outro parlamentar?Se vamos pensar em possibilidades, sejamos justos...