#NatalMinhaCasaMinhaVida: Comitê Popular discute alternativas à projetos da Copa

Por Dinarte Assunção
No Nominuto

Alternativas para o imbróglio gerado em torno das desapropriações referentes à Copa do Mundo em Natal serão debatidas no Departamento de Arquitetura da UFRN na manhã deste sábado. A iniciativa é do Comitê Popular da Copa do Mundo (CPCM), cujo discurso denuncia a exclusão dos principais envolvidos no assunto, os moradores das áreas atingidas.
“Estão desrespeitando o direito à moradia. Não debatem com a população. A empresa que fez os projetos não ofereceu alternativas”, criticou o advogado Marcos Dionísio em entrevista ao Jornal 96, integrante do CPCM. Além disso, conflitos de declarações de Demétrio Torres, titular da Secopa estadual, sugerem que o Parque das Dunas será invadido para ceder lugar à ampliação da Avenida Engenheiro Roberto Freire.
De acordo com Dionísio, as câmaras técnicas de discussão também foram postas à margem do caso. “Sem contar a transparência. Não estão atualizando os portais que tratam dos gastos da Copa”, diz o advogado, que não se diz contra a Copa do Mundo: “Só queremos o sucesso compartilhado. Para todos”.

Dionísio também denuncia que, no caso das desapropriações, cunhadas em nome da mobilidade urbana, não se pensou no projeto coletivo. “Estão priorizando ações para o uso de veículos particulares, sem que se traduza em soluções para os problemas de mobilidade urbana da cidade”, disse ele.

Comentários