#NatalMinhaCasaMinhaVida: Departamento de Arquitetura da UFRN discute alternativas

Por Marcos Dionísio Medeiros Caldas
Comitê Popular da Copa 2014


Os que estão violando ou contribuindo para violação de Direitos Humanos em Natal passarão para a história com uma foto bem ruinzinha. 
Estamos lutando em várias frentes e os membros do Comitê Popular da Copa em Natal e da APAC estão pagando pesado pela insensibilidade das "autoridades". 
Vocês viram o nível, a educação e "elegância" dos gestores nas matérias da ESPN. Mas o direito dos agredidos é bom e o cartel de violações jurídicas por parte dos gestores, imenso. É uma questão de tempo para a verdade ficar nítida e mesmo a classe média enfurecida com o trânsito caótico de Natal perceber que as obras, como previstas, só vão endividar o munícipio e o estado e transferir os engarrafamentos da Roberto Freire e da Mor-Gouveia para a ponte de Igapó, que dará um nó de vez. 
Acho que reverteremos esse desatino. Sábado, a professora Dulce Bentes, professores, alunos de Arquitetura, APAC e Comitê Popular vão pensar, numa oficina, alternativas para as mortes anunciadas e caras das obras de mobilidade para Copa em Natal.

Abaixo, segue a programação da Oficina:


WORK SHOP - PROJETO URBANO

Projeto de Mobilidade Urbana em Natal – Copa 2014 Soluções Alternativas para o Corredor Estrutural Oeste


DIA: 24 DE MARÇO DE 2012 – SÁBADO 
HORA: 8h às 15h

LOCAL: Centro de Tecnologia. Setor IV, Sala E4 e Área Comum dos Laboratórios de Arquitetura (Galinheiro)

COORDENAÇÃO: Grupo de Estudos em Habitação, Arquitetura e Urbanismo – GEHAU / Laboratório de Habitação Habitat e Cidadania - LabHabitat /DARQ/UFRN e Comitê Popular da Copa Natal 2014

JUSTIFICATIVA / OBJETIVO

Os projetos de infra-estrutura urbana definidos no âmbito da Copa do Mundo 2014 no Brasil, e especialmente em Natal, colocam grandes desafios à conquista e à efetivação do Direito à Moradia e ao Meio Ambiente. No cenário internacional, a experiência das cidades e países que realizaram megaeventos esportivos a exemplo da Copa do Mundo mostra que ocorreram graves violações de Direitos Humanos. Em Natal, os Projetos de Mobilidade Urbana impulsionados pela realização da Copa 2014 possuem lacunas no seu processo de formulação e definição que evidenciam indícios dessa problemática. Considerando os princípios e objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, e em particular da Política de Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, os Projetos apresentam dois problemas estruturais: (i) Não incluir a participação da sociedade, principalmente das populações diretamente afetadas no seu processo de definição, e (ii) Não articular estratégias e ações de integração com a Política Municipal de Habitação de Interesse Social, face às inúmeras desapropriações previstas. Essas questões têm sido objeto de reflexão tanto de setores acadêmicos, quanto de grupos e organizações sociais atuantes no campo dos Direitos Humanos em Natal. Nesse contexto, está em pauta nos fóruns de discussão pública sobre as obras de infraestrutura urbana da Copa 2014 em Natal (principalmente no âmbito do Conselho da Cidade do Natal e do Comitê Popular da Copa Natal 2014) a necessidade do Poder Público Municipal apresentar projetos alternativos à única proposição formulada para o “o Corredor Estrutural Oeste” que implica na desapropriação de aproximadamente 426 famílias e comprometimento de áreas de preservação ambiental. O workshop se insere nessa problemática e tem como objetivo central desenvolver alternativas de projeto de mobilidade urbana para o referido Corredor Estrutural, evitando o comprometimento dos lotes edificados e dos espaços de valor ambiental. A atividade está vinculada ao Projeto “Moradia e Meio Ambiente: Mapeamento, monitoramento e aprendizagem social para a garantia dos Direitos Humanos na Copa 2014 em Natal/ RN”.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 24/03/2012.

8h às 8h30: Abertura dos trabalhos, apresentação dos objetivos do workshop

Exposição: Profa. Dulce Bentes

8h30 às 9h20: O Projeto de Mobilidade Urbana do Corredor Estrutural Oeste e o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Natal

Exposição: Prof. Enilson Santos / UFRN 

9h20 às 10h10: Alternativas de Mobilidade Urbana no Corredor Estrutural Oeste de Natal: a visão dos moradores da área Exposição: Representantes dos moradores da área

10h10 às 11h: Estudos de Mobilidade Urbana no Corredor Estrutural Oeste de Natal: Proposições de Atividades de Ensino do DARQ/UFRN

Exposição: Representantes de Alunos do 6o Período do Curso de Arquitetura e Urbanismo (DARQ/UFRN):

11h às 11h30 - INTERVALO – LANCHE 

11h30 às 14h: Desenvolvimento de alternativas de projeto urbano para o Corredor Estrutural Oeste de Natal, a partir do tema da Mobilidade Urbana. Coordenação: Profs. Marcelo Tinoco e Ruth Ataíde Participação: Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Professores (UFRN) 

14 às 15h: Apresentação dos estudos e debate.

Comentários