@ricardomottadep: Um silêncio nada inocente

Publiquei alguns textos aqui neste espaço informando sobre as tentativas de silenciamento que tenho sofrido por parte de agentes que procuraram meu empregador utilizando o nome da Assembleia Legislativa.  De fato, em virtude dessas "denúncias", o blog perdeu atualizações e leitores.  Temos hoje cerca de um terço dos leitores diários que tínhamos um mês atrás e postamos muito menos textos.  Não é de se reclamar, no entanto.  A vida é feita de escolhas e essa é uma das quais a gente tem de fazer.  Sem medo.
O que eu posso dizer é que desde terça-feira passada, dia 06 de março, encaminhei para o presidente da Assembleia Legislativa do RN uma série de perguntas sobre o caso:


1) De quem partiu a denúncia contra o blog? Foi da parte da presidência da Assembléia? O senhor sabe ou autorizou tal ação?
2) Que interesse tem a Assembléia, seus membros (deputados) ou servidores no meu blog? O senhor sabe o que pode ter despertado a atenção e motivado a denúncia?
3) A denúncia foi considerada em diversos espaços de discussão, inclusive por ocasião do Encontro de Blogueiros Progressistas de Natal, como uma tentativa de cerceamento da liberdade de expressão e uma forma de censura.  O que o senhor acha disso? A Assembléia concorda com a tentativa de censura a que foi submetido o blog De olho no discurso?
4) Blogueiros e jornalistas potiguares precisam temer sofrer represálias por parte do poder legislativo a partir de seus posicionamentos públicos em blogs e veículos?
De lá para cá, nenhuma resposta.
Provavelmente porque qualquer resposta será altamente comprometedora contra quem se coloca como fiel defensor da democracia.  Não é possível ser isso e, ao mesmo tempo, tentar calar um blog que questiona deputados e posturas de autoridades.
O caso gerou, realmente, um silenciamento constrangedor.  No presidente da Assembleia e na própria instituição.

Comentários