Tuitaço #Caixa2doDEMnoRN fura bloqueio da mídia potiguar

Por Alisson Almeida
No Embolando Palavras

primeiro lugar nos tts brasil

A tarde desta quarta-feira,30, foi movimentada na blogosfera potiguar. Durante quase uma hora, a hashtag (palavra-chave) #Caixa2doDEMnoRN ficou em primeiro lugar no ranking dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Além disso, o termo também liderou os Trends Natal.
O esquema usado campanha da então candidata a senadora em 2006 Rosalba Ciarlini (DEM), atual governadora do RN, foi revelado pelo jornalista Daniel Dantas Lemos no blog De Olho no Discurso.
Interceptações telefônicas, com autorização judicial, foram realizadas no âmbito de uma investigação criminal em curso à época feita pelo Ministério Público do Estado (MPE). No total, são 42 gravações nas quais um dos personagens centrais é o chefe do Gabinete Civil do RN e marido da governadora Rosalba Ciarlini, Carlos Augusto Rosado.
Os áudios revelam como Ravengar, apelido de Carlos Augusto no meio político do RN, operou com Galbi Saldanha, então contador da campanha do PFL (antigo nome do DEM), o esquema para assegurar a eleição de Rosalba em 2006. A estratégia, segundo as gravações, teria envolvido compra de apoio de políticoscompra de votosfraude em prestação de contas com uso de notas fiscais frias e uma complexa rede de Caixa 2.
O senador José Agripino, presidente nacional do DEM, também foi flagrado nos áudios acertando o pagamento de R$ 20 mil ao ex-vereador Salatiel de Souza, condenado no processo da Operação Impacto.
Em janeiro de 2009, a investigação foi encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR), uma vez que alguns personagens têm a prerrogativa do foro privilegiado. O caso, porém, foi arquivado pelo procurador-geral Roberto Gurgel, o mesmo que engavetou o processo contra o senador Demóstenes Torres (ex-DEM), acusado de ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.
A despeito da seriedade do escândalo e da repercussão nacional da denúncia, o caso foi solenemente ignorado pelos jornalões da mídia tradicional do RN – as únicas exceções ficaram por conta d’O Jornal de Hoje e do portal Nominuto.com. A maioria dos blogs políticos também fez silêncio sobre o assunto.
Para furar esse bloqueio dos veículos tradicionais e dar visibilidade nacional ao caso, ativistas digitais e militantes da blogosfera progressista se mobilizaram para promover o tuitaço sobre o #Caixa2doDEMnoRN.
A mobilização se revelou um sucesso e demonstrou a força das novas redes sociais frente ao poder da grande mídia. Daqui pra frente, vai ficar difícil explicar a omissão sobre esse esquema.

Comentários