@jornaldehoje desinforma sobre #Caixa2doDEMnoRN

Desde o dia 28 de maio que aguardamos o posicionamento da Procuradoria Geral da República sobre o que foi feito do #Caixa2doDEMnoRN. Na quinta-feira passada, conversando com a secretária de comunicação da PGR Giselly Siqueira, fui informado de que o Procurador Geral, Roberto Gurgel, tinha fraturado o braço e estava afastado. Isso explicava em parte a dificuldade de encontrar a resposta por parte da assessoria de imprensa.
O mais grave porém é que Giselly me disse que Gurgel não se lembrava do caso em questão.
O Jornal de Hoje já foi homenageado por mim por ter sido o único veiculo de imprensa tradicional a ter falado sobre o assunto desde o início, desde que publiquei o primeiro áudio praticamente um mês atrás.
Dessa vez, o Jornal de Hoje foi elemento de desinformação na matéria que publicou esta tarde sobre a entrevista de Rosalba Ciarlini ao Jornal 96 nesta manhã. Segundo a reportagem, foi aberto um inquérito no Ministério Público Federal em Brasília, para investigar o caso mas o inquérito teria sido arquivado.
Desinformação.
Primeiro, porque o Ministério Público Federal no RN, assim como o Ministério Público estadual, encaminhou a investigação para a PGR.
Segundo, porque a PGR ainda não foi capaz de explicar o que foi feito dos áudios e relatórios encaminhados em 2009.
O Jornal, assim como o portal NoMinuto, comprou a resposta de Rosalba de que suas contas de campanha de 2006 foram aprovadas e que seus adversários não utilizaram o caso contra ela na êpoca, o que provaria sua irrelevância. Esqueceram os dois veículos - e a governadora - que os órgãos ministeriais responsáveis somente tomaram conhecimento das provas em 2009, após a aprovação das contas. Seus adversários, somente agora.
Ou seja, além de desinformar, o Jornal de Hoje atuou respaldando uma versão superficial e insuficiente dada pela governadora, seus aliados e seus advogados.

Comentários