Jornalista moçambicano consegue novo visto e volta ao Brasil para Cúpula dos Povos

http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/50804/jornalista+mocambicano+consegue+novo+visto+e+volta+ao+brasil+para+cupula+dos+povos

O jornalista e ativista moçambicano Jeremias Vunjanhe, que foi proibido de entrar no Brasil para participar da Cúpula dos Povos no último dia 12 de junho, conseguiu um novo visto e está voltando ao país, informou o a BBC Brasil.

De acordo com a ONG da qual Vunjanhe participa, o jornalista conseguiu um novo visto na embaixada brasileira em Maputo, capital moçambicana, e embarcou para o Brasil na noite do último domingo (17/6).

Vunjanhe coordena uma campanha da ONG contra a ação da mineradora brasileira Vale em Moçambique. Ele pretende expor a atuação da empresa no 3° Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, que fará parte da Cúpula dos Povos.

Embora tenha conseguido um novo visto, a ONG Justiça Ambiental afirma que as autoridades brasileiras ainda não explicaram por que o jornalista foi proibido de ingressar no país semana passada. Vunjanhe alega que estava com toda da documentação necessária para entrar no Brasil: visto válido por 90 dias, carta-convite da Cúpula dos Povos e comprovante de hospedagem.

Assim que chegou no Brasil, no entanto, agentes da Polícia Federal o barraram e, sem explicar os motivos, exigiram que ele voltasse para a África do Sul, de onde embarcou para vir ao país.

Comentários