Operação Assepsia: O mimetismo de Rosalba Ciarlini (DEM)

De ontem para hoje, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) realizou um verdadeiro périplo.
O motivo do périplo foi o decreto de emergência sobre a saúde pública do estado.
Mas não é nada disso. No entanto, continuo achando que decreto de emergência é mecanismo para que se desvie dinheiro mais rápido. Foi isso que pensei ao ouvir a entrevista de Rosalba ao Jornal 96 pela manhã - a única que ouvi.
Essa emergência na saúde do estado tem tantos pontos em comum com a emergência do município do ano passado. A emergência em Natal para contratar o ITCI foi feita "no limite" para que a verba federal não fosse perdida e foi denunciada na Operação Assepsia. Rosalba Ciarlini confirmou ao Jornal 96, que a emergência possibilita a liberação rápida (e emergencial) de verba federal que não poderia ser usada após dia 7 devido ao processo das eleições municipais desse ano.
Esse dinheiro não estava disponível de hoje. Mas se criou o decreto de emergência no limite do prazo para uso do dinheiro. Natal fez isso e isso redundou na Operação Assepsia. Rosalba acabou de confirmar que segue o mesmo caminho de Micarla.
Na entrevista a Diogenes Dantas, Rosalba falou algumas coisas que chamaram atenção. A governadora disse que faltam pediatras na rede pública do estado. De imediato pensei em propor-lhe que deixe o governo - para o que tem demonstrado não ter a mínima vocação - e assuma a função de pediatra em um dos hospitais do estado.
Outra coisa que se destaca, na fala da governadora, é o fato de que, mesmo defendendo o contrato com a Associação Marca pelo Hospital da Mulher, ela se tornou mais uma pessoa envolvida na questão de relacionamento com OS que admite que a Marca é uma empresa e não uma organização sem fins lucrativos: Rosalba disse que foi necessária a "contratação de uma 'empresa' para gerir o hospital". E sobre esse contrato, disse a governadora que "o que foi feito, foi feito", mas o defende a partir da qualidade do atendimento e satisfação dos usuários - exatamente o mesmo discurso que usava Micarla de Sousa para defender a contratação de OSs para as UPAs e as AMEa.
Até no discurso elas se copiam.
Anotem este dia: 5 de julho de 2012 marca a conclusão do processo de micarlização de Rosalba Ciarlini.

Comentários