Mudanças de projeto eliminam desapropriações da Mor-Gouveia

A matéria abaixo, publicada pelo Diário de Natal, omite a mobilização popular, através do Comitê Popular da Copa e da Associação de Atingidos, mas representa importante vitória da sociedade organizada. Aliás, a proposta que a prefeitura pretende agora implementar foi apresentada como sugestão por parte da população, por exemplo, na série de programas da ESPN sobre as obras da Copa em Natal.

No Diário de Natal

As desapropriações de imóveis ao longo da maior parte da Avenida Capitão-Mor Gouveia, Zona Oeste da capital, e a instalação de uma ciclovia ao longo de todo o Corredor Estrutural Oeste não fazem mais parte do plano da prefeitura do Natal para as obras do lote 1 de mobilidade urbana para a Copa 2014. As desapropriações são, até agora, o principal entrave que dificulta o andamento das obras, e a ciclovia será suprimida do projeto por causa das mudanças sugeridas pela secretária Tereza Cristina Vieira Pires, titular da pasta de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). Ao invés do alargamento da Capitão-Mor Gouveia, a ideia é fazer um binário da via com as avenidas Jerônimo Câmara e Lima e Silva, que são paralelas.

Tereza Cristina e sua equipe trabalham, neste momento, para fazer um aditivo ao projeto do lote 1, que tem orçamento (R$ 140 milhões) e financiamento já aprovados, respectivamente, pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal. Até aempresa já foi escolhida, a EIT Engenharia, e o município iniciou a sua contrapartida em fevereiro, ao recapear e asfaltar 27 ruas ou trechos de ruas entre as Quintas e o Bairro Nordeste. O projeto já foi apresentado à Caixa e à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, ligada ao Ministério das Cidades. "Acredito que não teremos problemas com relação à Fifa nem com a Matriz de Responsabilidades porque, a quem nós prestamos contas, que é a CEF e o Ministério, já sinalizaram aval positivo", ressaltou a secretária.

A mudança no projeto da Mor-Gouveia foi feita com base em um estudo anterior ao projeto da Copa, feito há vários anos pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O estudo apontava para a necessidade de fazer um binário por causa do crescente fluxo de veículos na via, que em vários momentos do dia fica sobrecarregada. "Sou funcionária do município há 35 anos e acompanho a evolução desses projetos. Percebemos que incluindo no projeto as avenidas Jerônimo Câmara e a Lima e Silva, teríamos outras e boas alternativas que têm estrutura para operar transporte coletivo".

A secretária também atribui a mudança ao fator tempo, afinal as obras devem ficar prontas a tempo da Copa 2014. "Não é que as desapropriações sejam, por si só, o único entrave. Como é uma obra de interesse público, a desapropriação maciça é um instrumento legal. Se tivéssemos mais tempo, e não houvesse tanta interferência externa, conseguiríamos um processo de intervenção menos traumático", apontou Tereza Cristina. "Não poderíamos propor alguma coisa tecnicamente incoerente com o Plano Diretor e com o Plano Municipal de Mobilidade, ou seja, procuramos a alternativa que solucionasse melhor esse trauma. Quando assumi a pasta da Semopi, me reuni com os colegas técnicos, buscando solucionar esse impasse".

A Mor Gouveia continuará com corredor exclusivo de ônibus, com um pontilhão sobre a linha férrea e um novo entroncamento com a Avenida Prudente de Morais, com um túnel. Todas as vias do binário vão receber melhorias nas calçadas, iluminação e paisagismo. "A ciclovia será suprimida, mas o município ainda pretende implantar o seu plano cicloviário. Ou seja, avaliar uma forma de viabilizar a implantação de ciclovias do eixo que vai ligar a Zona Oeste até a Arena das Dunas, e da Arena das Dunas até o setor hoteleiro".

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