Verdades e mentiras sobre a Copa

Quando a sociedade civil se organizou em um Comitê Popular da Copa, em Natal, ninguém levou a sério.  Ou, ao contrário, alguns fizeram troça.
Em dezembro passado, no Dia Internacional de Direitos Humanos, o trabalho do Comitê evoluiu para a organização de uma Associação de Atingidos, a APAC.
No caso do nascimento da APAC tivemos reações pouco amistosas quanto à luta das famílias impactadas por obras mal elaboradas e mal conduzidas.  Acusaram os cidadãos atingidos de serem contra a Copa, o que não era nem de longe verdade. A defesa era do cuidado com a lei e a preservação de direitos.
Houve, por exemplo, quem teve como proposta de indenização um valor que sequer seria capaz de adquirir um terreno de mesma extensão ao que possuía - quanto mais, um imóvel pronto.
Houve, também, quem tentasse jogar nas culpas do movimento social a responsabilidade pelos atrasos da cidade quanto à Copa - mesmo que não tenham se lembrado sequer da obrigatoriedade de licenciamento ambiental na obra de drenagem da área do estádio, que foi objeto de ação por parte do Ministério Público.
As ações do poder público continuariam sendo feitas ao arrepio da lei e com desrespeito aos direitos dos cidadãos, não fosse a mobilização social.
Nesse contexto, veio a ESPN fazer uma série de matérias sobre a Copa em Natal.  E o Brasil conheceu as histórias de desrespeito - matérias reproduzidas abaixo.
Em uma delas, o secretário especial Demétrio Torre acusou a APAC de mentir ao afirmar que a obra da Roberto Freire entraria 30 metros no Parque das Dunas.  Estes dias, o governo finalmente admitiu que a obra entra no espaço do Parque das Dunas - ainda que diga apenas que é área do Exército Brasileiro.
Outro ponto de destaque: a prefeitura admite não mais concentrar as obras de mobilidade apenas na Mor-Gouveia, mas vai atender a uma das sugestões dadas pelos cidadãos da cidade: aproveitar o fato de que a rua Jerônimo Câmara é paralela à Av. Mor-Gouveia e fazer de uma a via de ida e da outra a de volta da área do aeroporto de São Gonçalo.  Tal mudança eliminará as desapropriações da Mor-Gouveia.
Tudo fruto da luta popular - com apoio imprescindível de um jornalismo responsável, como o feito pela ESPN e pela revista Caros Amigos.

AREIA MOVEDIÇA, A Copa sob as dunas, Natal RN - ESPN - Parte 1: http://youtu.be/klJ_dUYAdkM

AREIA MOVEDIÇA, A Copa sob as dunas, Natal RN - ESPN - Parte 2: http://youtu.be/NEIZhMhEhFQ

AREIA MOVEDIÇA, A Copa sob as dunas, Natal RN - ESPN - Parte 3: http://youtu.be/Lk_r6EshgkQ

AREIA MOVEDIÇA, A Copa sob as dunas, Natal RN - ESPN - Parte 4: http://youtu.be/LtQD-RCZWGQ

AREIA MOVEDIÇA, A Copa sob as dunas, Natal RN - ESPN - Parte 5: http://youtu.be/XlIb-2lwfQc

AREIA MOVEDIÇA, A Copa sob as dunas, Natal RN - ESPN - Parte 6: http://youtu.be/WNfcIVneCTE

AREIA MOVEDIÇA, A Copa sob as dunas, Natal RN - ESPN - Parte 7: http://youtu.be/-yvwpLWGWxA


Comentários