#RevoltadoBusao e a imparcialidade parcial da @tribunadonorte

Sou jornalista formado pela UFRN.  Além disso, ali fiz meu mestrado e meu doutorado.  Se isso não for suficiente, estou me preparando para dar aulas de jornalismo na Universidade Federal do Ceará.
Estou fazendo esse preâmbulo para comentar a reação de meus colegas e dos veículos nos quais trabalham ao fato de serem vítimas de hostilidades da parte dos estudantes que tomaram as ruas duas vezes essa semana.
Já me posicionei contrário ao fato. Mas é preciso que meus colegas e seus patrões entendam que a oposição dos movimentos sociais à imprensa convencional é antiga e vai recrudescer à medida que aumente a influência das redes sociais e da Internet.
O motivo é simples. A rotina de produção das notícias nos veículos de imprensa atende a critérios de noticiabilidade muito bem definidos, mas influenciadas por fatores nem sempre publicáveis e confessáveis.  Como os interesses político-econômicos dos padrões.  Ou algum telespectador, em sã consciência, vai esperar ver na TV Ponta Negra notícias que critiquem a gestão Micarla de Sousa (PV)?  Ou algum leitor da Tribuna do Norte vai esperar ler em suas páginas a notícia, denunciada pelo Estadão nesta semana, do lobby feito por Henrique Alves (PMDB) em favor de um empresário amigo?
Por isso, também, apenas O Jornal de Hoje repercutiu as denúncias, que publicamos em maio, do #Caixa2doDEMnoRN.  A Tribuna do Norte, que diz em seu editorial de hoje fazer um jornalismo isento e imparcial, falou do assunto uma única vez, mais de um mês depois, e apenas quando a jornalista Eliana Lima entrevistou o Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto.
A mesma Tribuna do Norte teve acesso aos mesmos documentos que eu tive da Operação Assepsia.  No entanto, ao publicar matéria a respeito, "esqueceu" de comentar que o Ministério Público havia descoberto um depósito de dinheiro feito por Francisco de Assis Vianna, ex-coordenador financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, na conta da prefeita Micarla de Sousa.
Isso sim é jornalismo isento.  Isenção, evidentemente, limitada.

Comentários