Adolescente passa noite algemado a cadeira em delegacia

Na Tribuna do Norte
Com a interdição do Centro de Integrado de Atendimento ao Adolescente (Ciad) da Cidada da Esperança, a Delegacia de Plantão da Zona Norte está deixando de encaminhar adolescentes infratores para a custódia daquela instituição. Caso de F., 18 anos, que amanheceu o dia algemado numa cadeira do cartório daquela DP, situada na avenida João Medeiros Filho, antiga estrada da Redinha.
Adriano AbreuO adolescente foi apreendido por um assalto na noite de ontemO adolescente foi apreendido por um assalto na noite de ontem

Por conta disso, o delegado Marcos Geriz de Oliveira, que tirou o plantão da noite do sábado ao amanhecer deste domingo, dias 13 e 14, deixou um pronto um ofício para ser levado à Vara da Infância e da Juventude, informando que na Delegacia "não dispõe de local adequado" para a custódia de adolescentes infratores.

O adolescente que se encontra algemado a uma cadeira na DP Zona Norte, armado de uma faca-peixeira, assaltou uma mulher na passarela em frente ao Norte Shopping e ao Carrefour da avenida João Medeiros Filho. Ele disse que estava acompanhado de outro assaltante, que fugiu durante a abordagem policial.

Na Delegacia, a vítima Claudiene Pereira do Nascimento Gomes reconheceu o adolescente como sendo o assaltante que a abordou por volta das 20:30 do sábado, tendo o infrator informado para a Polícia que o celular tomado dela e os documentos que estavam dentro de sua bolsa tinham sido escondidos num matagal perto da linha do trem, já próximo ao conjunto Santarém.

O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio Medeiros Caldas, comentou a notícia via Facebook: "É uma tragédia dentro de outra tragédia. Criança e adolescente pela Constituição e pelo ECA é prioridade. Como fazer refluir o caminho de adolescentes que enveredam pela usina de produção de dores para a sociedade, se o estado não consegue emprestar a devida prioridade a adolescentes nem na hora de punir? Não estamos falando de saúde, educação, cultura, lazer, esporte... Até o Estado criminalizador da adolescência está falhando".

Comentários