Operação Assepsia: Daniel Gomes fora indicado por Tufi e Ney Suassuna

A denúncia contra o ITCI esclarece qual o papel de cada agente no episódio. A TOESA, empresa de Daniel Gomes da Silva, por trás do esquema e com ligações com o grupo de Tufi Meres, recebeu a maior parte dos recursos pagos pela prefeitura pelo contrato:
1.A TOESA de DANIEL GOMES DA SILVA seria beneficiada com a subcontratação do serviço de ambulâncias e a implantação e operação de “Disque Dengue” (constando nos autos às fls. 88/92 cópia do processo entre ITCI e TEFE-TEFE Serviços de Saúde LTDA no valor mensal de R$ 1.510.698,81 – um milhão, quinhentos e dez mil, seiscentos e noventa e oito reais e oitenta e um centavos) e em troca se encarregaria de oferecer o “suporte técnico”, inclusive de localização de pessoal técnico especializado ao ITCI, pois esta nunca tinha atuado em um projeto de combate à dengue;

2. O ITCI seria a pessoa jurídica que meramente conferiria o título “Organização Social” aos atos do grupo e em troca seria consagrada com a contratação e beneficiada pela contratação de empresas cujos sócios fazem parte do ITCI, como a empresa DELTA;

3. O denunciado ALEXANDRE MAGNO ALVES DE SOUZA faria as vezes de intermediador e construiria o arcabouço jurídico para a contratação e em troca teria seu patrimônio familiar majorado pela contratação de parentes pelo ITCI, além de indicar o representante do ITCI em Natal (DANIEL ALEXANDRE MARINHO CABRAL) e indicar as outras empresas que seriam contratadas pelo ITCI;

4. O denunciado THIAGO BARBOSA TRINDADE garantiria que o ITCI seria contratada mediante dispensa de licitação, ganhando, com isso, o protagonismo dentro de uma pasta de vergonhosa rotatividade nesta Administração.
A relação entre Daniel Gomes e Tufi Meres fica clara em um e-mail que o último encaminhou para o ex-senador paraibano Ney Suassuna:

Suassuna

From: tmeres
Sent: Saturday, May 14, 2011 11:35 AM
To: neirsuassuna1@gmail.com
Subject: toesa
Prezado amigo,
Recentemente te falei que
Prezado amigo, Recentemente te falei que já estamos na idade de selecionarmos nossas indicações,para não permitir que inexperientes estraguem a ima gem que construimos com tantas dificuldades atravéz dos anos. Não tive boa empatia com o Daniel.
Veja a cagada que ele fez em Natal...
Vou te repassar clipings para teu conhecimento.

Abs, Tufi 
O e-mail deixa claro que a indicação de Daniel Gomes passou por Tufi e foi feita pelo ex-senador.
Os envolvidos na trama culparam o açodamento de Daniel Gomes da Silva pelo fracasso da ação do ITCI em Natal.  
Suassuna é especialista em participação em esquemas fraudulentos na área da saúde.  Em 2007, foi indiciado pelo envolvimento na máfia dos sanguessugas, esquema comandado por Luiz Antônio Vedoin na gestão do ministério da Saúde no governo FHC.  Ele e outros parlamentares foram acusados por Vedoin de terem participado do esquema e recebido dinheiro em troca da apresentação de emendas parlamentares destinadas à compra superfaturada de ambulâncias.

Comentários