Adolescente se suicida após ter sido pressionada pela polícia a abandonar queixa de estupro

Da Opera Mundi

Uma adolescente indiana de 17 anos vítima de um estupro coletivo se suicidou depois que policiais a pressionaram a abandonar o caso e a se casar com um de seus agressores, informaram a polícia e parentes nesta quinta-feira (27/12).

Em meio a mobilizações sobre o estupro coletivo de uma outra estudante em um ônibus em Nova Délhi no começo desse mês, que gerou protestos e confrontos por todo o país, este caso colocou novamente em evidência o modo como a polícia lida com crimes sexuais.


Neste segundo caso, um policial foi demitido e outro suspenso pela conduta depois do ataque durante o festival de Diwali, no dia 13 de novembro, na região de Patiala no Punjab, de acordo com fontes oficiais.

A adolescente foi encontrada morta na noite de quarta-feira (26), após ter ingerido veneno.

O inspetor-geral, Paramjit Singh Gill, disse que a adolescente "ficou andando de um lado para o outro para que seu caso fosse registrado", mas os policiais não abriram um inquérito formal.

"Um dos policiais tentou convencê-la a retirar a queixa", Gill, chefe policial da área, disse à agência de notícias France Presse.

Antes de sua morte, não houve prisões sobre seu caso, apesar de três pessoas terem sido detidas na quinta. Duas delas eram os supostos estupradores e uma terceira era uma mulher suspeita de ser cúmplice.

A irmã da vítima contou à rede de televisão indiana "NDTV" que propuseram à adolescente aceitar uma quantia em dinheiro como acordo ou se casar com um de seus agressores.

A Press Trust of India também relatou que um policial foi suspenso por supostamente se negar a registrar uma queixa de estuprono estado de Chhattisgar (norte).

A irmã da vítima levou o caso ao oficial local de maior patente e foi iniciada uma busca por seu agressor.

Já a estudante indiana de Fisioterapia de 23 anos, vítima de um estupro coletivo dentro de ônibus quando voltava para casa após ir ao cinema, continua em estado crítico, e foi levada para um hospital em Cingapura. Segundo testemunhos, ela teria sofrido a agressão de seis homens. Além do estupro, foi agredida com uma barra de ferro e jogada para fora do veículo. Seis homens foram presos suspeitos pelo caso, incluindo o motorista do ônibus.

Comentários