Centro-esquerda lidera pesquisa na Itália

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/26312/candidato+de+centro-esquerda+lidera+pesquisa+na+italia.shtml

O líder de centro-esquerda Pier Luigi Bersani é o favorito entre os italianos para liderar o próximo governo, seguido em segundo e terceiro lugares pelos ex-primeiro-ministros Mario Monti e Silvio Berlusconi, mostrou uma pesquisa neste domingo (30/12).

Bersani marcou 36,2%, enquanto Monti tem 23,3% e Berlusconi tem 21,8%, mostrou a pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa eleitoral CISE para o diário Il Sole 24 Ore. A pesquisa com 1.309 italianos foi realizada entre 22 de dezembro e 28 de dezembro.

Quem ganhar as eleições de 24 e 25 de fevereiro terá de lidar com uma profunda recessão e aumento do desemprego na terceira maior economia da zona do euro, bem como manter as finanças públicas sob controle. Ex-comissário europeu, Monti foi nomeado para liderar um governo não eleito de especialistas para salvar a Itália da crise financeira um ano atrás.

Ele é o preferido de investidores internacionais, da Igreja Católica, e do setor de negócios, e tem sido amplamente creditado com o restabelecimento da credibilidade da Itália após os anos de escândalos de Berlusconi. As coligações que vão apoiar os principais candidatos ministeriais ainda não estão concluídas.

Comentários