UPA do Belo Horizonte será inaugurada, mas não se sabe quando começará a funcionar

Será que o INASE administrará esta nova UPA em Mossoró?


Iniciada em junho de 2008, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte foi concluída em fevereiro deste ano. Dez meses após as obras terem sido finalizadas, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) anuncia a entrega da Unidade para o dia 27 de dezembro. A notícia foi comemorada pela população,em especial pelos moradores da localidade em que o órgão de saúde foi erguido, no entanto, apenas a estrutura física da UPA será inaugurada, uma vez que ainda não há previsão de quando o atendimento aos pacientes terá início.
De acordo com o titular da Gerência Executiva de Saúde, Benjamim Bento, cabe à futura gestão do município captar e capacitar os profissionais que irão fazer parte do quadro funcional da Unidade de Pronto Atendimento. "A partir de 1º de janeiro, a nova gestão irá fazer a captação dessas pessoas, e posteriormente a capacitação desses profissionais, uma vez que para trabalhar com urgência e emergência é preciso estar habilitado", afirma, destacando ainda que serão necessários para a nova UPA aproximadamente 150 funcionários.
Ainda segundo o gerente, nem mesmo os equipamentos que serão utilizados no atendimento à população estarão completamente instalados até o dia da inauguração do prédio. "O processo de compra desse material já está encaminhado, e já começamos a receber alguns equipamentos, mas boa parte deles não estará instalada até o dia 27", frisa Benjamim Bento.
A previsão inicial era de que a Unidade fosse inaugurada em fevereiro de 2010, 20 meses após o início da construção, que teve orçamento previsto de cerca de R$ 3,6 milhões.
Unidade tem capacidade de realizar cerca de 13 mil atendimentos ao mês
A UPA do Belo Horizonte ocupa uma área construída de 1.600 metros quadrados, com capacidade para fazer cerca de 13 mil atendimentos ao mês. Segundo a Prefeitura, como diferenciais, a nova Unidade terá o Serviço de Atendimento Médico (Same), recepção da unidade climatizado, Laboratório de Análises Clínicas no próprio local, e acessibilidade entre a Sala de Estabilização de pacientes e a Emergência.
Sua estrutura conta ainda com área para embarque e desembarque de ambulâncias, recepção e espera, banheiros públicos (masculino e feminino), sala de preparo / triagem, salas de assistência social, espera de pacientes, higienização, estabilização, dois consultórios de clínica médica, sala para aplicação de medicamentos e sala para Exames de ECG.
E ainda: sala para raios X, posto de enfermagem, farmácia, sala de higienização, sala de suturas e curativos, sala para inalação, sala de drenagem, laboratório, repouso de pacientes masculino (4 leitos) com banheiro, repouso pediátrico (4 leitos) com banheiro, entre outros setores.
Resta agora a população aguardar para ter acesso a todos esses benefícios. "Que sentido tem inaugurar apenas um prédio, sem atendimento, equipamento? É lamentável, e eu diria até uma irresponsabilidade da Prefeitura agir dessa forma. Essa é uma obra esperada por todos os moradores do Belo Horizonte, e quatro anos após o início de sua construção, ainda teremos que aguardar por mais tempo para usufruirmos dos serviços da UPA? A falta de palavra e de compromisso da PMM é uma falta de respeito com o cidadão", conclui o estudante Rodrigo Emanoel, morador do Belo Horizonte.

Comentários