Governo do estado apresenta documentos que comprovariam cumprimento do Plano de Cargos - que documentos?

Leio no noticiário que o desembargador Virgílio Macedo Júnior decidiu suspender a ordem de prisão contra os secretários Alber da Nóbrega e Obery Rodrigues por 48 horas.



O motivo da decisão foi a entrega, por parte do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, de documentos comprovando que o reajuste segundo o plano de cargos e salários já constariam da folha de pagamento de ao menos parte dos servidores.

Antes, de prosseguir, uma pergunta de leigo: os dois secretários não deveriam estar sendo defendidos por seus advogados particulares? A ação do PGE parece indicar que Josino atua como advogado de ambos.

O relato me fez lembrar que uma história.

Na última semana de 2012 fui procurado por alguns servidores preocupados em repercutir as informações relativas aos processos na justiça e as respectivas decisões do judiciário em favor da implementação do plano de cargos. Decisões reiteradas vezes desobedecidas pela governadora e seus secretários.

Um desses servidores me informou que todos os meses, desde a decisão judicial, o gabinete civil elabora a folha de pagamento com os valores reajustados pelo plano de cargos e salários. No entanto, quando a folha vai para as instâncias pagadoras do governo, é revista e os valores "corrigidos" para a situação sem os aumentos.

Que documentos Miguel Josino apresentou? Terá sido essa primeira versão da folha, sem revisão?

Em tempo: não havia publicado nada sobre o tema porque marcamos de aprofundar a temática e não tivemos a oportunidade. Os relatos acima me foram passados em uma primeira conversa, introdutória.

Comentários