Segundo dados vazados, Lula teria casa em Natal

Desde cedo estou tentando comentar a matéria do Financial Times sobre o suposto vazamento de dados do Serasa sobre o patrimônio de Lula, mas obrigações familiares ainda não haviam me permitido publicar nada.
O título da matéria já diz muito: "Não há muito o que observar".
O texto deixa claro que o patrimônio indicado para o ex-presidente, ao contrário do apartamento milionário que FHC supostamente possui em Paris, é compatível com a vida de alguém da classe média: um ou dois apartamentos no seu endereço residencial em São Bernardo do Campo (SP), uma casa (que o Google Street View mostra com placas de venda no muro) também em São Bernardo, uma casa em Sertãozinho (SP) e, pasme, um endereço no bairro de Felipe Camarão, em Natal (RN).

Endereço residencial de Lula
Casa com placas de vende-se em São Bernardo

Casa em Sertãozinho
O bairro popular de Felipe Camarão (o FT fez questão de traduzir como Philip Shrimp), na Zona Oeste de Natal, para quem não conhece a cidade, é considerado um dos mais violentos da cidade.
Endereço de Lula em Natal
O próprio FT diz isso na matéria:
A julgar pelas fotos do Google Maps, não é um lugar onde você gostaria de circular à noite, especialmente quando uma pesquisa no Youtube mostra vídeos sobre homicídios e outros problemas sociais.
Afinal, sendo verdade que este é o patrimônio que pertence ao ex-presidente, admite o FT que o vazamento de dados mais ajuda que prejudica Lula.  Mostra um ex-presidente da República com um patrimônio bastante modesto e compatível com mais de trinta anos de vida na classe média.

Mas, no entanto, duas questões me chamam atenção.  Em primeiro lugar, não havia registro na imprensa de imóvel em nome de Lula em Natal, muito menos em um bairro como Felipe Camarão.
A outra coisa diz respeito a uma empresa de consultoria financeira privada, a Serasa, possuir tantas informações sigilosas e pessoais de autoridades e ex-autoridades do país.  Isso é possível?  Se um hacker consegue informações como essas do ex-presidente invadindo a Serasa, imagine o que não terá a empresa sobre mim e você.

Comentários