Jornal de Hoje anuncia como novidade ação do Detran que já existia

Um notícia que li há pouco na edição desta sexta-feira do Jornal de Hoje, em Natal, me chamou a atenção.  A matéria informa, como novidade, o envio de carteiras de motorista pelo Correio para os condutores que tiram primeira via ou renovam o documento.

O texto diz que a partir de hoje os motoristas que solicitarem a carteira não precisarão ir mais ao Posto de Entrega de Documentos para recebê-la "pois o órgão modificou o sistema de entrega. A mudança serve tanto para quem solicita a primeira via da CNH, quanto para renovação".
Estranhei que a matéria, baseada em release reproduzido por outros veículos, tratasse o fato como inovação.  Fiz minha primeira carteira de motorista em 2009 e tive a opção de recebê-la em casa.  Ao fazer o comentário pelo twitter, diversos usuários confirmaram que o fato não representa nenhuma novidade.
Segundo o jornal, com a novidade - que não é nova - "todas as CNHs serão entregues via Sedex no endereço do solicitante, no dia seguinte à sua expedição e impressão".   A razão é otimizar o serviço, que, para o chefe de gabinete do órgão, João Manoel Ferreira, "há anos precisava melhorar sua qualidade".   Ferreira diz mais: “Agora os usuários terão a comodidade de recebê-la em casa e esperamos que o serviço seja satisfatório para eles, pois até o momento não estava sendo”.  Como assim agora?  Eu recebi em casa em 2009.
Segundo me informou o usuário do twitter André Nóbrega, a mudança de verdade é que, a partir de agora, o que era uma opção (entrega na residência ou retirada nos Correios) deixou de sê-lo: todas as carteiras serão enviadas pelo Correio.
Mas não é isso que está dito na matéria do Jornal de Hoje.  A matéria dá a entender que antes da mudança, as carteiras eram, todas, entregues no Posto de Entrega de Documentos do Detran.  Com a mudança, "o usuário só poderá receber o documento via Sedex, no endereço cadastrado em sua solicitação".
O chefe de gabinete do Detran/RN, João Manoel Ferreira, ainda complementa falando sobre a economia da mudança:
“Inicialmente, o nosso intuito era apenas otimizar o serviço de entregas das Habilitações, mas descobrimos, no decorrer do processo, que o método escolhido também seria mais econômico, pois efetuar as entregas via Sedex, sai mais barato que o aluguel do ponto onde funciona o Posto de Entrega e também a folha de pagamento dos funcionários que trabalham ali. Assim, podemos unir o útil ao agradável”, disse.
Por isso, fiquei com a sensação de que o governo Rosalba quis faturar como novidade algo que já existia em 2002.  Ou então, mais simplesmente, foi apenas um texto mal-escrito a partir do desconhecimento do tema dos envolvidos.

Comentários