O lava-pés de João Paulo II, Rubens Lemos e Francisco

Já falei sobre isso aqui no blog, mas voltei a me lembrar hoje durante a cerimônia que marcou o início do pontificado de Francisco.
"Era outubro de 1991 quando o Papa João Paulo II visitou Natal e participou do Congresso Eucarístico Nacional. Talvez a única lembrança concreta que reste da vinda de Karol Wojtila a Natal seja o elefante branco do papódromo - que chegou a ser bem utilizado como espaço cultural nos anos 90, mas hoje está abandonado.
Meu pai apresentava um programa popular na TV Potengi (pouco depois foi substituído por Luiz Almir). Estavam organizando a visita do Papa e os jornais destacaram que a Arquidiocese estava escolhendo pessoas para participarem da cerimônia de lava-pés com João Paulo II. Rubens Lemos não contou conversa e propôs à igreja, na TV, que fosse escolher meninos dos pés podres por bichos de pés e outras doenças na Favela do Japão em Natal".
Fiquei pensando hoje que, pelos sinais emitidos pelo Papa Francisco, seria na favela mesmo que seriam buscados os fiéis para participarem do lava-pés.

Comentários