The Weather Underground foi objeto de um documentário indicado ao Oscar de 2003

O documentário The Weather Underground (2002) foi indicado ao Oscar de 2003.  Conta a história do grupo que é retratado no filme dirigido por Robert Redford, Sem proteção (The company you keep).
Aliás o filme é baseado no livro homônimo, de 2003, escrito por Neil Gordon.
O filme de Redford força a questão temporal até em virtude disso - caberia melhor sendo ambientado há dez anos, o que não acontece.
No documentário, a militante Naomi Jaffe tem uma fala que foi utilizada no filme de Redford pela personagem de Susan Sarandon.
O documentário, que reproduzo abaixo, tem uma hora e meia de duração.  Ajuda em algumas reflexões.  Por exemplo, na percepção que os jovens do fim dos anos 60 e início dos anos 70 participavam de um mesmo espírito do tempo e, em toda parte, seja nos Estados Unidos, seja no Brasil, consideravam a Revolução como iminente, global e palpável.
Mostra também como os governos recorrem à violência para manutenção de suas ordens quando já não conseguem mais se estabelecer em relações de poder.  Do outro lado, revela como o recurso à violência pode ser justificado em nome de uma causa.
Revela como a imprensa, aliada ao Estado, sempre trabalhou pela criminalização de movimentos contestatórios.  Uma das pessoas que dá seu depoimento, critico ao The Weather Underground, fala sobre suas posições políticas assim como muitos da mídia convencional, por exemplo, se referem à #RevoltadoBusao.
Fico pensando que o mesmo país que deu origem ao movimento da esquerda radical há quarenta anos viu emergir o #OccupyWallStreet há dois anos.  Uma das ex-militantes do WUO diz que acredita que um dia o povo se levantará contra aquilo que não lhes permite viver uma vida digna, não sabe em quanto tempo mas certamente não em cinco anos.  O OWS está aí para lembrar que a chama da mudança sempre arde.

(em virtude das restrições de direitos, o filme só pode ser assistido diretamente no Youtube)

Comentários