Internado? Lula se reúne com escritores e governadores

Ontem o jornalista Gustavo Negreiros, do Portal No Ar, noticiou que o ex-presidente Lula teria sido internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês no último domingo, dia 15.
Desde o início suspeitei que teria faltado checagem para a pauta.
Faltou checar, inclusive, no Google.
Foi a primeira coisa que fiz.  No Google encontrei uma primeira notícia sobre o assunto datada de 6 de julho de 2013 - ou seja, dez dias antes do post de Gustavo Negreiros.  Só nisso a estória já tinha uma enorme incongruência.  Afinal, ele teria sido internado no dia 6 ou no dia 15?
A partir dessa pesquisa, reparei que Lula teve agenda pública nesses dias, mesmo supostamente estando internado.  No dia 11, reuniu-se com o presidente da Catalunha.  No domingo, 15, ele participou da cerimônia de batizado de seu sexto neto.
Busquei contato com fontes em São Paulo.
Pediram-me para aguardar, porque oficialmente o Instituto Lula não responderia a questão.  A resposta seria dada quando a agenda do ex-presidente fosse divulgada.
E foi hoje.
No almoço, Lula se encontrou com os escritores Lira Neto e Fernando Morais.  Em seguida, encontrou-se com os governadores Tião Vianna (AC) e Jaques Wagner (BA).
Sempre digo a meus alunos que checagem é fundamental antes de publicar um texto.
Evitam-se barrigas como essa.

Comentários