Aécio Neves foi cargo comissionado na Câmara dos 17 aos 21 anos

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Aecio-foi-CC-da-Camara-por-4-anos-enquanto-morava-no-Rio-/4/31977

O candidato à presidência da República Aécio Neves (PSDB) ocupou o cargo de secretário de gabinete parlamentar na Câmara dos Deputados, no período entre 1977 e 1981. A notícia que começou a circular pelas redes sociais nos últimos dias é confirmada por informações oficiais publicadas no próprio site da Câmara Federal.
 
Como Aécio Neves nasceu em 1960, ele teria ocupado esse cargo na Câmara dos 17 aos 21 anos. No entanto, segundo a própria biografia do candidato, publicada no site da sua candidatura, neste período, ele estava no Rio de Janeiro, onde estudava e morava com a família.
 
A biografia oficial do candidato informa que, "com 10 anos, se mudou com os pais e as irmãs, Andrea e Angela, para o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, passou a adolescência e o início da vida adulta".
 
Ainda segundo o site do candidato tucano, aos 21 anos (em 1981, portanto), Aécio "aceitou o convite feito pelo avô Tancredo para acompanhá-lo na campanha para o governo de Minas e voltou para o seu Estado natal". A biografia oficial de Aécio não faz nenhuma referência ao cargo de secretário de gabinete parlamentar que teria ocupado na Câmara dos Deputados entre 1977 e 1981. O pai do candidato tucano, Aécio Cunha, era deputado federal pela Arena neste período (mandato entre 1979 e 1983).

Segundo uma reportagem publicada pela revista Época, Aécio foi um autêntico "menino do Rio".  A matéria afirma: "Ele se mudou para a cidade aos 11 anos de idade, para acompanhar os pais, o deputado federal Aécio Cunha, e a mãe, Maria Inês, filha mais velha de Tancredo Neves. Na adolescência, foi surfista. Estudou em colégios da elite carioca e depois entrou no curso de Engenharia da PUC do Rio, no qual ficou três anos. Aos 22 anos, ele voltou para Belo Horizonte para se formar em Economia pela PUC mineira e virar assessor do avô".
 
A matéria da Época também não faz nenhuma referência a esse cargo que, supostamente, Aécio teria ocupado em Brasília no referido período. Segundo a reportagem indica, neste período, Aécio estaria no curso de Engenharia da PUC do Rio, no qual ficou três anos. Aos 22 anos, ele voltou para Belo Horizonte onde se formaria em Economia.

As referências oficiais da biografia de Aécio, confrontadas com o que está publicado no site da Câmara dos Deputados, levantam uma interrogação: como ele ocupou um cargo de confiança em Brasília durante quatro anos, se estava morando no Rio de Janeiro neste período?

Comentários