Em ato de rua, Marcelo Freixo faz discurso em apoio à reeleição de Dilma Rousseff

O discurso do deputado Marcelo Freixo (PSOL), mais votado nas eleições deste ano no Rio de Janeiro, é perfeito. Sintetiza o porquê dos psolistas votarem contra Aécio Neves (PSDB) nestas eleições.
Faz mais, porém. Aponta as divergências entre companheiros de longas lutas que hoje militar em partidos diferentes - o que me sugere que passou o tempo de a esquerda apenas aprofundar as pautas que lhes separam. É hora de construir novas pontes e novos caminhos para enfrentar o congresso e a onda conservadora que emergiram em 2014 - e que não serão solapadas nem com a vitória de Dilma Rousseff.
Precisamos reencontrar nossa pauta em comum da luta pelos direitos humanos, pela inclusão social, com o domínio do capital e tantas coisas que nos aproximam.  Precisamos resolver, também, aquelas coisas que nos afastam.
Eu preferia estar do mesmo lado do Freixo do que do Paes, ou Pezão, ou Henrique Alves.  Mas certamente hoje não tem jeito de a esquerda estar no palanque de Aécio - e todas forças reacionárias e conservadoras que se avolumam ali.