No Índice "De Olho no Discurso", Dilma cresce na reta final


Com a divulgação na tarde de hoje dos números de mais duas pesquisas, Datafolha e Ibope, a presidenta Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, cresceu ainda mais no Índice "De Olho no Discurso". O Índice calcula uma média da intenção de votos dos candidatos, excluídos brancos, nulos e indecisos.
Neste segundo turno sete institutos realizaram pesquisas de âmbito nacional. Alguns deles, no entanto, apresentaram resultados bastante divergentes.  Em virtude disso, temos apresentado o cálculo em duas formas. Primeiro os dados referentes às pesquisas dos sete institutos e, depois, aqueles em que se excluem os resultados mais divergentes.
Desse modo, para o primeiro caso, a situação entre o senador tucano Aécio Neves e Dilma é de praticamente um empate numérico.   Aécio caiu de 51,52% ontem para 50,56% hoje. Dilma cresceu de 48,46% para 49,42%.
Veja os dados abaixo:



A curva de variação dos candidatos é apresentada abaixo:


No calculo do Índice que exclui as pesquisas divergentes, a presidenta Dilma Rousseff (PT) ampliou sua vantagem sobre o senador tucano, que agora é de 6,3%.  Dilma tinha 50,92 e passou para 53,15%. Aécio caiu de 49,08% para 46,85%.
Veja os números abaixo:



 Acompanhe a variação das intenções de voto no segundo turno: