Instituto Rubens Lemos de Estudos Políticos será lançado na entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos

Na tarde de amanhã, 16 de dezembro, o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) realiza a entrega do XXI Prêmio Estadual de Direitos Humanos “Emmanuel Bezerra dos Santos” e o XVIII Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos.  O evento ocorre a partir das 14h no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RN.
Durante a solenidade será lançado o Instituto Rubens Lemos de Estudos Políticos, que está sendo organizado e coordenado por meu primo Aldemir Lemos.
Esse ano o XXI Prêmio Estadual de Direitos Humanos será entregue para Venâncio Pinheiro, Junio Santos e Ray Lima, militantes históricos dos Direitos Culturais e construtores de um outro mundo possível, na luta por Cidadania, Direitos Humanos e Cultura.
Já o XVIII Prêmio Jornalístico será entregue, ao Jornalista Paulo Laguardia, jornalista militante que sempre teve comprometido com a defesa da liberdade de expressão e pela luta por democracia e justiça.
O Prêmio Estadual de Direitos Humanos foi criado em 1994, em homenagem ao militante e ex-desaparecido político Emmanuel Bezerra dos Santos, e tem o objetivo de agraciar aquelas pessoas ou Entidades comprometidas com os Direitos Humanos, as liberdades democráticas e a defesa da vida. Já o Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos foi criado em 1997, com o intuito de homenagear os jornalistas identificados com a causa e a promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Além da entrega do Prêmio e o lançamento do Instituto Rubens Lemos, também será realizado um Momento de Repasse do II Fórum Mundial de Direitos Humanos, a Cerimônia de Posse do Conselheiro Nacional do MNDH, Aluízio Matias, e do Articulador Estadual do MNDH-RN, João Marques, uma grande programação artística-cultural com Ray Lima e Júnio Santos.