Presidente expõe no Twitter formandos da UNIRN que se manifestaram em baile



No início dessa semana começou a circular um vídeo em que dois estudantes de direito da UNIRN, em Natal, participam de sua festa de formatura e, ao som, de uma versão de Bella Ciao, hino antifascista italiano, com a letra #EleNao, popularizada na última campanha eleitoral, descerram uma faixa em que podemos ler "Fascistas, Racistas, Machistas e Homofóbicos: Não passarão!"
Na manhã de hoje, o presidente da República usou o twitter e o instagram para atacar a manifestação dos jovens.  Compartilhando o vídeo, editado junto com uma fala de Olavo de Carvalho, falou em doutrinação ideológica nas instituições de ensino formando militantes e não cidadãos, como se fossem coisas distintas uma da outra. "É preciso quebrar essa espinha para o futuro saudável do Brasil", concluiu.


O presidente parece assumir a carapuça como alvo do protesto - terá reconhecido que é, sim, fascista, racista, machista e homofóbico?
Fragiliza ainda mais o argumento - fascista porque pretende silenciar o direito à manifestação política nas universidades -  o fato de que, ao contrário do que ele parece imaginar, os jovens se formaram em um universidade privadacom forte contingente de seus eleitores.
Ser cidadão é também ter uma visão crítica do mundo e ter o direito de crer defender e lutar pelas ideias e causas que queira lutar, não apenas aquelas em acordo com o governo da ocasião. Esse patrulhamento das ideias é típico dos regimes autoritários, da falta de liberdade política. Pensamento-crime é crime no universo distópico de George Orwell em "1984". Leitura cada vez mais importante.
Formar-se cidadão com bom senso e preparado, senhor presidente, é também formar-se com consciência crítica, política e social.
Querer calar essa possibilidade é um dos traços do fascismo.
Expor publicamente nas redes sociais dois jovens, como fez o presidente, pintando neles um alvo nessa cruzada insana que ele estimula, também.

Comentários