Oração à Alice

Alice fazendo do L de Lula o H de Haddad na
campanha do ano passado
Me ponho aqui, em busca de palavras, que tentem te dizer a oração que pretendo fazer a ti, filha. Essa busca de palavras, esses desejos da alma, de um pai de 40 anos, querem encontrar em sua alma, ainda infantil, a energia de construir um mundo diferente no qual vivi e ainda vivo. Minha oração a ti traduz o desejo que quero desejar para ti, tão perto que estás de seus 10 anos. Curioso isso, não? Entre mim e ti, ao menos enquanto eu estiver vivo, sempre haverá 30 anos. A idade em que você brotou para mim e a vida, essa vida, fez um sentido novo e apontou uma direção nova para mim.

Quando soubemos que tu virias, tua mãe pensou em uma música de Ivan Lins (Vieste). Eu pensei em um texto de O pequeno príncipe, certamente minha primeira oração a ti: que reconhecesses o que é realmente importante na vida.

São palavras sábias de Saint-Exupéry - quiçá todos aprendêssemos:

Se lhes dou esses detalhes sobre o asteróide B612 e lhes confio o seu número, é por causa das pessoas grandes.

As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: "Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas? "Mas perguntam:

"Qual é sua idade? Quantos irmãos tem ele? Quanto pesa?

Quanto ganha seu pai?" Somente então é que elas julgam conhecê-lo. Se dizemos às pessoas grandes: "Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado. . . " elas não conseguem, de modo nenhum, fazer uma idéia da casa. É preciso dizer-lhes: "Vi uma casa de seiscentos contos". Então elas exclamam: "Que beleza!"

Assim, se a gente lhes disser: "A prova de que o principezinho existia é que ele era encantador, que ele ria, e que ele queria um carneiro. Quando alguém quer um carneiro, é porque existe" elas darão de ombros e nos chamarão de criança! Mas se dissermos: "O planeta de onde ele vinha é o asteróide B 612" ficarão inteiramente convencidas, e não amolarão com perguntas. Elas são assim mesmo.

É preciso não lhes querer mal por isso. As crianças devem ser muito indulgentes com as pessoas grandes.

Mas nós, nós que compreendemos a vida, nós não ligamos aos números ! Gostaria de ter começado esta história à moda dos contos de fada. Teria gostado de dizer:


Esto
u aqui em uma nova oração. Primeiro te louvo porque tu só me dás alegria e orgulho. Em cada desenho, em cada palavra, em cada manifestação. Confesso que não gosto da ênfase demasiada que dás aos resultados na escola porque acho que isso te farás perder o que é mais importante na escola - que é aprender, não apenas a falar palavrão.

Minha oração a ti, Alice, é que tua inteligência, tua perspicácia não sejam cooptados pelo sistema - que não te vendas ao capitalismo, não te vendas às soluções simplistas, não te vendas aos bens e ao consumo.

Minha oração a ti, Alice, é que desejes o simples, o belo, e não o que ostenta, o que gasta, o que oprime, o que engana, o que é fantasioso mesmo caro, o que é falso, o que não tem sentido, o que mantém tudo como está.

Minha oração a ti, Alice, é que tu não esqueças uma noite em que me perguntaste porque não conheceras teu avô e eu expliquei, mostrando pessoas que dormiam nas calçadas que houve um tempo em que esse país foi governado por pessoas ruins que não gostavam de gente como meu pai que queriam fazer com que pessoas como aquelas não morassem mais nas ruas.

Minha oração a ti, Alice, é que não esqueças o choro que tiveste quando viste o túmulo de teu avô pela primeira vez. Que não esqueças daquele dia em que discutimos com mulheres na rua e disseste, na sabedoria dos oito anos, que aquelas mulheres que te fizeram chorar não haviam estudado história.

Minha oração a ti, Alice, é que desejes ser compassiva, indignada, militante, comprometida com a transformação do mundo. Que prefiras Rosa de Luxemburgo a Rosa Maria Weber. Que saibas que a liberdade é necessária e que és livre para fazeres o que quiseres, amares o que quiseres, lutares pelo que quiseres.

Minha oração a ti, Alice, é que ouças a voz de Che e encontres nele um companheiro - que sejas capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo.

Minha oração a ti, Alice, é que saibas que a arte pode fazer revoluções e revoluções são muito necessárias - porque se a Amazônia arde, se trabalhadores sofrem sem terra, trabalho e pão, se o negro da periferia é morto, se um jovem depressivo não tem o afeto de que necessita, tu podes fazer a diferença.

Minha oração a ti, Alice, é que entendas que a luta faz a vida e a luta é sempre coletiva. O individualismo fará com que tu e todos os demais naufraguem sozinhos.

Minha oração a ti, Alice, é para que aprendas a ser livre, autônoma e responsável sempre - que nunca ajas de má-fé com nada nem ninguém.

Minha oração a ti, Alice, é que te importe mais abraçar alguém que sofre, beijar alguém que amas, socorrer quem tem necessitar, gritar contra a injustiça do mundo, erguer a mãos em defesa do que é oprimido, construir um mundo novo.

Minha oração a ti, Alice, é que no final tu possas reconhecer que o mundo que desenhaste com teus lápis, com teu papel e tua vida era melhor que o mundo em que eu vivi - porque, tu, filha, já fizeste isso quando brotaste em minha vida. Brotaste tu e teu país de maravilhas.

Comentários